Fechar
GP1

Saúde

Secretaria de Saúde vai lançar serviço de mamografia móvel

Por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar mil exames. Serão cem por dia. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lança, nesta segunda-feira (1º), um serviço inédito no Piauí na área de prevenção do câncer. Uma carreta totalmente equipada vai percorrer os municípios do estado realizando exames de mamografia e ultrassonografia. Por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar mil exames. Serão cem por dia. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos.

De início, entrará em operação uma carreta, mas outras duas já foram adquiridas, ampliando o atendimento por ano para 36 mil exames. Para se ter uma ideia do salto na realização dos procedimentos, em 2013, o Piauí fez 14 mil exames, por tanto, só os veículos farão mais que o dobro.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Mirócles Veras(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Mirócles Veras

A carreta é equipada com quatro salas, sendo uma dedicada à mamografia, outra para ultrassonografia e uma sala de apoio e educação em saúde. “Os exames serão realizados mediante agendamento em parceria com as secretarias municipais de saúde, por isso é importante essa parceria”, afirma Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi.

Os exames de ultrassonografia serão entregues na hora, já as mamografias em 72 horas. “As mamografias serão enviadas para Teresina para a confecção do laudo e, em seguida, é encaminhada novamente para o município para que chegue na mão do paciente”, explica a superintendente.

De acordo com o secretário de saúde, Mirócles Veras, em caso de um algum achado nos exames que confirmem o câncer, a paciente será encaminhada para uma unidade de saúde especializada na capital. “O Plano Estadual de Oncologia vai ajudar muito, já que vamos descentralizar o tratamento e até cirurgias para as cidades de Parnaíba, Picos e Bom Jesus. Em Parnaíba, esse atendimento deve começar em 60 dias”, afirma.

Operacionalização – A Fundação Maria Carvalho Santos, coordenadora do Outubro Rosa, entidade não governamental que congrega e auxilia mulheres vítimas do câncer de mama, é quem vai gerir os serviços que serão oferecidos pela carreta.

O cronograma de atendimentos para o mês de setembro já foi fechado. A primeira cidade beneficiada será Teresina de 3 a 6 de setembro. O local ainda será definido. Em seguida será a vez de São João do Piauí (8 a 10), Conceição do Canindé (11 a 12), Floriano (15 a 19) e Parnaíba (22 a 26).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.