Fechar
GP1

Piauí

Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo vai realizar a Feira Estadual da Economia Solidária

O objetivo da feira é constituir espaços voltados ao debate, reflexão, comercialização e eventos pautados pelos princípios da economia voluntária.

A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que tem como gestor o deputado Gessivaldo Isaías (PRB), vai realizar a “Feira Estadual da Economia Solidária do Piauí” na cidade de Teresina através de convênio com a Associação Piauiense de Apoio e Incentivo a Estudos e Ações para o Desenvolvimento Sustentável (Aspump). O convênio tem o valor de R$ 1,6 milhão.

O projeto está sendo realizado através das emendas parlamentares dos deputados Nerinho (PTB), Themistocles Filho (PMDB), Wilson Brandão (PSB) e Edson Ferreira (PSD).
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Gessivaldo Isaias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Gessivaldo Isaias
Os deputados encaminharam as emendas para a secretaria, que acabou escolhendo o projeto da Aspump para aplicá-las. Após apresentar toda documentação e a Procuradoria de Licitações e Contratos emitir parecer favorável, foi então realizado o convênio em junho deste ano.

O objetivo da feira é constituir espaços voltados ao debate, reflexão, comercialização e eventos pautados pelos princípios da economia voluntária. Nas estratégias adotadas haverá um conjunto de ações e atividades que são construídas de forma autogestionária pelos diversos atores do Movimento de Economia Solidária em todo o Estado com seminários, mesas de debate, oficinas, caminhadas, entrevistas, pesquisas e apresentações culturais. Três eixos temáticos serão ordenadores do conjunto de atividades a serem realizadas. Cada eixo temático terá uma mesa de provocação para abrir e balizar o conjunto de debates e outra de confluência, a fim de sistematizar o conjunto de contribuições, em especial, das atividades autogestionárias.

A feira pretende atender 5 mil empreendedores com cursos, treinamentos, palestras, oficinas e rodadas de negócio, além de realizar feira de comercialização de produtos e serviços com 100 expositores, feiras paralelas de trocas, gastronomia e cultura.

O evento também tem como proposta trazer para a roda diferentes movimentos que defendem práticas econômicas para o bem viver, como o movimento de agroecologia, o de economia feminista, permacultura, movimento dos sem terra, mulheres, indígenas, quilombolas, catadores, as mobilizações na rua, entre outros.

A meta também é reunir na feira agentes de crédito, público e privados, bem como bancos sociais, empreendedores, pesquisadores e gestores públicos em um mesmo espaço de discussão e troca de informações com vistas a fortalecer a cadeia produtiva da economia voluntária, realçando antigos e incentivando novos polos de produção em todos os segmentos e regiões do Estado. A Aspump já está se organizando e terá um ano para realizar a feira.
Imagem: ReproduçãoFeira da Economia Solidária(Imagem:Reprodução)Feira da Economia Solidária
Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução)Projeto
Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução)Projeto
Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução)Projeto

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.