Fechar
GP1

Piauí

Secretaria do Trabalho mobiliza cooperativa para o início da segunda etapa do Pró-Catador

Nesta etapa, os catadores de resíduos sólidos receberão qualificação profissional.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) visitou, na tarde de sábado (24), a Cooperativa Dagmar Masa (COOMASA), em Teresina. O objetivo foi mobilizar e sensibilizar os catadores de resíduos sólidos para que possam se organizar e manter a Cooperativa em pleno funcionamento. A partir daí, terá início a segunda etapa do Programa Pró-Catador, na qual os associados serão capacitados.
Imagem: Lorenna CostaReunião com a Cooperativa(Imagem:Lorenna Costa)Reunião com a Cooperativa

Segundo a Coordenadora do Pró-Catador, Janaínna Portela, a qualificação destes trabalhadores é fundamental para que cumpram corretamente as atividades. “Os catadores haviam recebido equipamentos de coleta seletiva, mas não souberam manusear e os abandonaram. Portanto, esta segunda etapa é imprescindível. As ferramentas de trabalho já estão sendo recuperadas e a previsão é que a prefeitura entregue até o final de fevereiro”, atentou.
Imagem: Lorenna CostaEquipe da Setre na reunião(Imagem:Lorenna Costa)Equipe da Setre na reunião

Participaram também do encontro, que aconteceu no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), na vila São Francisco, os parceiros da Setre. A secretaria, junto ao Banco do Brasil, ao Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae) e à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas) firmaram um compromisso para ofertar a base que fará com que a cooperativa volte à ativa.

A COOMASA é a maior cooperativa de catadores de lixo da capital, com 70 membros. “Apesar de conter uma grande quantidade de pessoas, não está funcionando como cooperativa. A partir da eleição da nova diretoria, o plano de trabalho, que já existe, irá ser posto em ação e vamos começar a qualificá-los para que possam trabalhar coletivamente”, esclareceu a Diretora de Qualificação Social e Profissional da Setre, Carla Soares.

Na reunião, foi feito ainda um resgate do trabalho já realizado pelos catadores e a importância da união e da organização no cooperativismo foi persistentemente frisada. “Precisamos entender que uma cooperativa é uma empresa e, como toda empresa, ela precisa de planejamento. A única diferença é que o negócio de vocês não possui apenas um dono e precisa ter como base a união de forças”, finalizou o consultor do Sebrae, Gutemberg Ferreira.

Curta a página do GP1 no facebook:
www.facebook.com/PortalGP1





Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.