Fechar
GP1

Piauí

Secretaria Municipal de Saúde de Timon discute distritalização da Saúde

O intuito é discutir a efetivação da distritalização da saúde de Timon, ou seja, dividir o município em distritos que possibilitem uma melhor análise e diagnóstico de cada região.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira (20) uma reunião de planejamento com todos os coordenadores dos programas de saúde e atenção básica. O intuito é discutir a efetivação da distritalização da saúde de Timon, ou seja, dividir o município em distritos que possibilitem uma melhor análise e diagnóstico de cada região.

O município será dividido em seis distritos – sendo cinco urbanos e um rural. A medida exigirá uma redistribuição e redimensionamento do número de pessoas por cada Agente Comunitário de Saúde (ACS), além de redimensionar as Unidades Básicas de Saúde em suas áreas de atuação e distritalização, com respectiva rede de serviços por distrito.
Imagem: DivulgaçãoSecretaria Municipal de Saúde discute distritalização da Saúde(Imagem:Divulgação)Secretaria Municipal de Saúde discute distritalização da Saúde
As Coordenações de Atenção Básica, Programa de Saúde Bucal, Programa Saúde na Escola, Estratégia de Saúde da Família, Agentes de Saúde, Planejamento e Superintendência da secretaria estiveram dialogando para colocar em prática essa nova gestão. “Depois de resolvida a questão da distribuição nos distritos, vamos partir para a construção do diagnóstico de cada um deles. Ou seja, fazer um levantamento profundo das carências, incidências de doenças, agravos e endemias, tudo para poder melhorar o desempenho das ações da saúde. É conhecendo a realidade e necessidades de cada distrito que poderemos elaborar ações mais pontuais – que atinjam significativamente as dificuldades de cada localidade”, explicou a Superintendente Municipal de Saúde, Graça Rodrigues.

Nesta sexta-feira (21), pela manhã, toda a equipe se reunirá novamente para dar continuidade às discussões e ao planejamento. “Precisamos aperfeiçoar nosso plano de ação, conhecer mais e melhor nossa cidade e suas necessidades para conseguirmos fazer um trabalho mais fiel à realidade de Timon. A cidade tem crescido tanto no sentido de espaço físico quanto populacional, o que demanda mais da saúde”, observou secretário de saúde, Márcio Sá.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.