Fechar
GP1

Piauí

Secretário de Saúde anuncia descentralização do tratamento contra o câncer no Piauí

O objetivo desse plano é também a prevenção, já que em muitos casos, as pessoas só descobrem o câncer quando estão em um estado avançado e acabam falecendo.

O secretário estadual de saúde, Mirócles Veras, lançou na tarde desta quarta-feira (27) no Palácio do Karnark, o Plano Estadual de Oncologia. Entre os objetivos do plano está a descentralização do atendimento a pacientes de câncer, além da organização da rede oncológica nos estado com ações para o controle da doença.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Lançamento do Plano(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Lançamento do Plano
Muitas pessoas que sofrem com câncer precisam fazer o tratamento em Teresina, porque em muitos casos, principalmente os mais complexos, é a única cidade do Piauí onde se tem tratamento. Com esse plano oncológico, esse tratamento será encaminhado para outras cidades. Inicialmente Parnaíba, Picos e Bom Jesus deverão ser as beneficiadas.

O objetivo desse plano é também a prevenção, já que em muitos casos, as pessoas só descobrem o câncer quando estão em um estado avançado e acabam falecendo. Só no Piauí, a estimativa é que neste ano sejam registrados até 5.560 mil casos de câncer.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Mirócles Veras(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Mirócles Veras
“Com a descentralização dos serviços de oncologia, vão existir novos serviços na região norte e na região sul para que as pessoas que lá estejam, sejam atendidas no seu próprio território, na sua própria cidade. Isso leva também a um plano de prevenção, onde a pessoa pode ter o diagnóstico mais cedo, com isso a consequência de morte é bem menor e por questão social porque quando era centralizada em Teresina, as pessoas vinham para cá e isso afeta a família e a própria pessoa”, disse o secretário Mirócles Veras
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Estimativa de pessoas com câncer para 2014(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Estimativa de pessoas com câncer para 2014
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Dados sobre mortes da doença(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Dados sobre mortes da doença
Segundo Alzenir Moura Fé, Coordenadora estadual de Saúde da Mulher, o Hospital São Marcos é o único especializado na doença que atende pelo SUS. O hospital possui 115 leitos, o que é um número pequeno diante da necessidade do estado.

“Essa rede irá ampliar o atendimento, pois além e Teresina registramos grande incidência de câncer na planície litorânea, na região entre rios e no sul do estado. Por isso é importante levar esse tratamento até essas pessoas”, afirmou Alzenir.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Alzenir Moura Fé(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Alzenir Moura Fé
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Objetivo do Plano(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Objetivo do Plano


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.