Piauí - Cocal

Secretário de Saúde de Cocal participa de seminário em Teresina

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

- atualizado

O secretário municipal de Saúde de Cocal, Jefferson Vinnute, participou do Seminário Estadual de Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2017, que apresentou aos gestores da Saúde dos 224 municípios piauienses os indicadores que compõem a nova pactuação dos serviços de saúde do Piauí, para o período de 2017 a 2021.

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Teresina. O enfermeiro Taylon Andrade, coordenador de Atenção Básica de Cocal, também participou do evento.

  • Foto: Divulgação/AscomCocal participa de encontroCocal participa de encontro

Entre os indicadores que irão compor a pactuação, estão: a diminuição do óbito prematuro; a imunização seguindo o calendário de vacinação nacional; a notificação imediata de doenças; a investigação da proporção de óbitos de mulheres em idade fértil; proporção de parto normal no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar; redução da taxa de mortalidade infantil, entre outros pontos.

A pactuação reforça as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população no município e fortalece a integração dos instrumentos de planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Foto: Divulgação/AscomSecretário Francisco CostaSecretário Francisco Costa

Os gestores nas três esferas de governo, Municipal, Estadual e Federal, são responsáveis pelo monitoramento e avaliação das respectivas metas pactuadas, de modo que os resultados devem embasar o planejamento em saúde.

O secretário de saúde de Cocal, Jefferson Vinnute, afirma que a pactuação contribui para a qualidade dos serviços de saúde no município. “A rede de Atenção Básica em Cocal está preparada para atender as demandas da população, assim como toda a rede de saúde do município. Com a pactuação, reforçamos o nosso compromisso de reduzir os indicadores negativos e cumprir as metas estabelecidas para os próximos quatro anos. Nossa equipe trabalha diariamente para que a Saúde do município avance e para que os cocalenses tenham mais qualidade de vida”, encerrou Jefferson Vinnnute.

Mais conteúdo sobre: