Fechar
GP1

Piauí

Secretário de Saúde de Timon recebe comissão de vereadores

A reunião foi proposta pelos vereadores do bloco de oposição na Câmara Municipal Tales Waquim (PMDB), Francisco Torres (DEM), Itamar Barbosa (PSL) e Biú (PRB).

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSecretaria de Saúde recebe comissão de vereadores(Imagem:Divulgação)Secretaria de Saúde recebe comissão de vereadores
O secretário de saúde de Timon, Marcio Sá, recebeu na manhã desta quinta-feira (24) vereadores do município que se dirigiram à secretaria com o objetivo de obter dados sobre planos de ações e execuções na área de saúde, bem como informações sobre o funcionamento de alguns órgãos, em especial Policlínica, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, Farmácia Básica e Hospital do Parque Alvorada. A reunião foi proposta pelos vereadores do bloco de oposição na Câmara Municipal Tales Waquim (PMDB), Francisco Torres (DEM), Itamar Barbosa (PSL) e Biú (PRB).

Compareceram ao encontro os vereadores Jair Mayner (PSB), Uilma Resende (PDT), Raimundo Novaterra (PDT), Chagas Cigarreiro (PSB), José Carlos Assunção (PP), Kennedy Gedeon (PRP) e Goleiro Branco (PDT). Participaram ainda da ocasião os diretores e coordenadores de Saúde dos órgãos a serem debatidos.

Marcio Sá iniciou a discussão apresentando aos parlamentares informações sobre ações desenvolvidas no município e projetos da pasta, como a abertura de alguns órgãos que estavam fechados no início da gestão, entre eles a Policlínica e o Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher – CAISM. O gestor informou ainda sobre a construção de 11 Unidades Básicas de Saúde – UBS, bem como reforma e ampliação de mais 17 postos, a construção de 02 academias popular de saúde, a implantação de serviços como a cirurgia de catarata e a distribuição de próteses auditivas, entre outros.

O líder do governo, vereador Jair Mayner, destacou a importância do encontro para melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde em Timon. “Estamos aqui não apenas para cumprir com o nosso papel de fiscalizadores do executivo, mas para ver onde está o problema e juntos tentar encontrar uma solução. Sabemos do esforço da secretaria e queremos contribuir para que o maior beneficiado de tudo isso seja a população”, afirmou o parlamentar, que continuou o debate levantando questionamentos sobre algumas dificuldades encontradas na oferta de saúde do município. Em seguida, houve a participação dos demais vereadores, que também expuseram suas perguntas ao secretário de saúde.

Humanização dos serviços e entrega de UBS

Entre os assuntos levantados durante a reunião, foram discutidos o atendimento na Policlínica e o prazo de entrega das UBS. Marcio Sá ressaltou que a secretaria tem trabalhado para que os atendimentos sejam realizados de forma mais humanizada por isso a secretaria está traçando estratégias para reduzir as filas na Policlínica, por meio de agendamentos, enquanto aguarda liberação do Ministério da Saúde para implantar o Sistema de Regulação – SISREG, um sistema online que gerencia todo complexo, visando à humanização dos serviços, com maior controle do fluxo.

Em relação ao prazo de entrega das UBS, o secretário explicou que o município dependia dos repasses do Governo Federal, onde houve certa demora, o que ocasionou os atrasos na entrega das construções. “Tudo que depender da nossa gestão será feito no menor espaço de tempo possível. Estamos trabalhando para viabilizar a entrega deste importante investimento, que tem sido realizado de forma a melhorar o sistema de saúde pública em toda região”, destacou o gestor.

Ao final da reunião, o secretário classificou o momento como positivo, destacando a importância de momentos como este. “Foi uma visita muito produtiva, que apesar de não contar com todos os vereadores do nosso município, conseguiu apresentar para os que estavam presentes como trabalhamos para poder oferecer um serviço mais humanizado e de qualidade. Agradecemos a oportunidade de abrir as portas para o legislativo e mostrar que fazemos nossas ações para melhorar o serviço de saúde em Timon”, destacou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.