Fechar
GP1

Piauí

Secretário diz que pista do Aeroporto de São Raimundo Nonato já passou por reparos

Ele destaca que a ação é baseada em laudos de vistorias realizadas nos anos de 2013 e 2014.

A pista do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato já passou por todos os reparos citados na ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), é o que afirma o secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires.

Ele destaca que a ação é baseada em laudos de vistorias realizadas nos anos de 2013 e 2014. Segundo ele, todas as observações do MPF já haviam sido feitas pela Agência Nacional de Aviação (Anac) e foram plenamente reparadas, permitindo assim a homologação da pista e autorização para sua utilização, após uma nova vistoria feita este ano.
Imagem: Francisco LealAeroporto de São Raimundo Nonato(Imagem:Francisco Leal)Aeroporto de São Raimundo Nonato
“Até o momento não fomos notificado sobre a solicitação de interdição da pista do aeroporto de São Raimundo pelo Ministério Publico Federal. Soubemos através da mídia, mas chamou atenção para a data dos exames laboratoriais documentados nos laudos que estão sendo apresentados pelo Ministério Publico à mídia que datam dos anos de 2013 e 2014, tendo sido feitas todas as correções solicitadas pela Anac até a data da homologação que se deu em agosto de 2015”, ressalta.

De acordo com o secretário, a homologação de um aeroporto está condicionada a um processo complexo. “Nesse processo, são avaliadas as condições de tráfego aéreo, as necessidades da aviação civil, representadas pela análise de demanda por transporte aéreo, e a adequação da infraestrutura aeroportuária à legislação aeronáutica vigente. Tendo cumprindo todos os requisitos, em termos operacionais e de infraestrutura aeroportuária, necessários para o adequado atendimento ao tráfego aéreo previsto, inclusive tendo sido feita as adequações solicitadas no tramite do processo de forma compatível com a legislação aeronáutica e ambiental vigente”, assegura.
Imagem: DivulgaçãoGuilhermano Pires(Imagem:Divulgação)Guilhermano Pires

O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, informa que a pista atendeu a todas as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que homologou a liberação da pista observando e respeitando todos os detalhes de segurança. O aeroporto foi homologado através da Portaria nº 2098/SIA, de 4 de agosto de 2015, da Anac, que autorizou o funcionamento do aeródromo de São Raimundo Nonato, tendo sido realizado um voo teste na ultima quarta-feira (26), pela empresa Piquiatuba, que vai operar entre Teresina e São Raimundo Nonato, com escala em Floriano.

Guilhermano afirma que todo o processo deve ser esclarecido e que o aeroporto de São Raimundo Nonato já é uma realidade. “O aeroporto é um importante equipamento para a região especialmente para o turismo. A expectativa é de que a chegada dos voos diretos aumente o número de visitantes. O governo do Estado está empenhado em cumprir todas as exigências necessárias, além de dotar toda a região com a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento”, finaliza.

Imagem: Francisco LealAeroporto de São Raimundo Nonato(Imagem:Francisco Leal)Aeroporto de São Raimundo Nonato
Imagem: Francisco LealAeroporto de São Raimundo Nonato(Imagem:Francisco Leal)Aeroporto de São Raimundo Nonato

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.