Fechar
GP1

Brasil

Segurança das Olimpíadas será mais complexa que a da Copa

Apesar de se concentrar em apenas uma cidade, o projeto de segurança conta com cerca de 85 mil homens em 300 municípios.

De acordo com Andrei Augusto Passos Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, a Olimpíada de 2016 será um desafio mais complexo do que a copa em termos de prevenção contra possíveis ataques terroristas.

Devido a maior quantidade de atletas e competições, será necessário empregar uma maior estrutura de segurança nos jogos de 2016 em relação ao que foi usada na copa de 2014.
Imagem: GettyUnidades táticas da polícia estão treinando para responder a ameaças no Rio de Janeiro(Imagem:Getty)Unidades táticas da polícia estão treinando para responder a ameaças no Rio de Janeiro

"Na Copa eram 32 países, nos jogos serão mais de 200. (Em 2014) eram 800 atletas e agora serão mais de 10 mil. Então são números absolutamente distintos. São 42 campeonatos mundiais acontecendo simultaneamente, no caso dos Jogos, em 17 dias", disse o secretário.

O Brasil deve estar preparado para prevenir ou agir em caso se ações extremistas e está sendo criado um Centro Integrado Antiterrorismo, que recebe apoio de vários representantes de agências de inteligências estrangeiras.

As nações envolvidas no projeto estarão EUA, Alemanha, França, Inglaterra, Colômbia, Argentina, China, Japão e Israel.

Entre as nações


Apesar de o secretário não apontar medo com ataques terroristas, o consultor de segurança Hugo Tisaka, da empresa NSA Brasil, as autoridades devem se preocupar com os “lobos solitários” – extremistas não vinculados a organizações conhecidas e monitoradas.
Imagem: Felipe Barra I Ministerio da DefesaExército tem unidade contraterrorista treinada para lidar com ameaças químicas e biológicas(Imagem:Felipe Barra I Ministerio da Defesa)Exército tem unidade contraterrorista treinada para lidar com ameaças químicas e biológicas

"Passamos por vários eventos e isso nos trouxe uma experiência, uma expertise valiosa para amadurecimento do processo e agora a gente pode aplicar isso no maior dos eventos", disse Rodrigues.

Tiaska ainda diz que é pouco provável que organizações terroristas do Estado Islâmico cometa alguma ação terrorista durante as Olimpíadas.

Na maratona de Boston, em abril de 2013, bombas caseiras foram detonadas por dois extremistas a fim de “punir os Estados Unidos”. O incidente causou a morte de três pessoas e 260 ficaram feridas.
Imagem: Gilberto Alves I Ministerio da DefesaPrevenção a terrorismo terá defesa antiaérea e armas pesadas(Imagem:Gilberto Alves I Ministerio da Defesa)Prevenção a terrorismo terá defesa antiaérea e armas pesadas

Representantes de 30 instituições ligadas à segurança já estudam possíveis ataques extremistas, tanto de origem estrangeiras como de facções criminosas brasileiras.

Números

Durante os jogos serão mobilizados cerca de 85 mil profissionais de segurança. As forças armadas disponibilizarão cerca de 38 mil militares e os outros 47 mil envolverão policiais, bombeiros, guardas de trânsito, etc.

Apesar de parecer bem mais simples que a Copa do Mundo, já que as Olimpíadas se concentra apenas em uma cidade, enquanto o mundial teve 12 cidades sede, será necessário montar estruturas de segurança em até 300 municípios.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.