Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semar aponta queima de 8 mil hectares de matas em Teresina

Os números foram expostos pelo superintendente da SEMAR, Carlos Moura Fé, durante audiência pública realizada na Câmara de Teresina.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) fez alguns levantamentos, que apontaram a queima de oito mil hectares de matas da região metropolitana de Teresina durante a primeira quinzena de outubro.

Os números foram expostos pelo superintendente da SEMAR, Carlos Moura Fé, durante audiência pública realizada na Câmara de Teresina, nesta quarta-feira (26). “A área assolada na região de Teresina atingiu proporções jamais vistas no Estado. Estamos investindo em pesquisa, monitoramento e conscientização para que episódios lamentáveis como estes não voltem a ocorrer”, comenta Carlos Moura Fé.  

  • Foto: Divulgação/AscomCâmara de Vereadores de TeresinaCâmara de Vereadores de Teresina

Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros do Piauí, o coronel Carlos Frederico Mendes enfatizou que o órgão utilizou 23 viaturas, duas aeronaves e mais de 400 mil litros de água para atender, do dia 11 ao dia 25 de outubro, 238 ocorrências de incêndios na região de Teresina.

  • Foto: Lucas Dias/GP1FogoFogo

“O Corpo de Bombeiros elaborou um planejamento para conter essas queimadas, sempre recorrentes no período mais quente, mas reconhecemos que este ano contamos com uma anormalidade nesses incidentes. A demanda é muito grande e sabemos que precisamos de mais estrutura, assim como mais efetivo, porém não medidos esforços para atender todas as ocorrências”, afirma Carlos Frederico.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Coronel Carlos FredericoCoronel Carlos Frederico

Um dos encaminhamentos da audiência foi a criação de brigadas municipais para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas. “Existe um projeto de lei de nossa autoria que foi aprovado pela Câmara, mas vetado pelo Executivo. Vamos reapresentar o projeto e conversar com o prefeito Firmino Filho para sanção dessa norma, que vai auxiliar no trabalho do Corpo de Bombeiros na capital”, comentou a vereadora Teresa Britto (PV), proponente da audiência pública.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.