Fechar
GP1

Piauí

SEMAR comemora Dia Internacional das Florestas no Parque Zoobotânico

A secretaria realizou neste sábado(28), várias atividades com alunos da rede estadual de ensino no Parque Zoobotânico.

Para comemorar o Dia da Floresta, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos –SEMAR - realizou neste sábado(28), várias atividades com alunos da rede estadual de ensino no Parque Zoobotânico. Os estudantes participaram de palestras, realizaram plantio de mudas e receberam material educativo com enfoque na educação ambiental. Houve, ainda, um momento de lazer com apresentação de malabaristas.

Imagem: ReproduçãoEvento contou com a participação de malabaristas(Imagem:Reprodução)Evento contou com a participação de malabaristas

“As ações desta manhã tiveram o objetivo de conscientizar as pessoas da importância das florestas para nossa vida. O desmatamento e as queimadas influenciam diretamente nas alterações do clima e no solo, até na nossa água. As crianças e os adolescentes que aqui estiveram podem e devem agir como multiplicadores destas informações, influenciando as demais a agirem em favor da preservação de nossas florestas”, ressalta a diretora de Parque e Florestas da SEMAR, Danielle Gráss Senise.

Imagem: ReproduçãoEstudantes assistiram à palestras(Imagem:Reprodução)Estudantes assistiram à palestras

Na abertura, a bióloga e especialista em gestão ambiental, Ivy Nery, proferiu palestra com o tema “Florestas e sua Importância”, destacando os tipos de florestas existentes no Brasil e no mundo e o uso que se faz de seus recursos para a alimentação e como fonte de matéria-prima para diversos usos. Na oportunidade, o Superintendente de Meio Ambiente da SEMAR, Carlos Moura Fé, enfatizou a maneira sustentável que deve ser a utilização dos recursos naturais, respeitando a legislação vigente e tendo nos órgãos públicos de controle, como a secretaria, o respaldo necessário quanto à autorização de licenças ambientais e na fiscalização dessas concessões de uso.

Imagem: ReproduçãoEstudante planta muda no Zoobotânico (Imagem:Reprodução)Estudante planta muda no Zoobotânico 






Depois de receber orientação de como realizar um bom plantio e preservar as árvores, os alunos realizaram o plantio de cerca de 100 mudas ao longo de diversos trechos do Parque, pondo em prática ações de conscientização ambiental. “Considero este momento muito oportuno. Eu, como professora de Ciências Naturais, mostro para os alunos em sala de aula como são os seres vivos, como eles se reproduzem e a dependência que temos em relação a outros meios de vida. E nada melhor do que mostrar a eles in loco, aqui no Parque Zoobotânico”, disse Elineide Bezerra, professora de Ciências Naturais da Unidade Escolar Santa Inês, localizada no Bairro Dirceu II.

Sobre o Dia Internacional das Florestas

Em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estabeleceu para 21 de março o Dia Internacional das Florestas, para coincidir com o início da primavera no hemisfério norte e foi celebrada em vários países pela primeira vez em 1972. Neste dia, várias ações são realizadas ao redor do mundo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as áreas florestais. O foco principal é que todos entendam como as florestas são importantes para todos os seres vivos e a necessidade de um uso racional de seus recursos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.