Fechar
GP1

Piauí

Semar participa de audiência pública em Curral Novo do Piauí para tratar sobre mineração no Estado

O evento solicitado pelo Ministério Público Estadual teve como objetivo prestar esclarecimentos para a população sobre as questões de aquisição de terras para instalação de empreendimento.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR participou, na última segunda-feira (14), de uma audiência pública no município de Curral Novo do Piauí, para discutir sobre o empreendimento de mineração denominado de Planalto Piauí. O evento solicitado pelo Ministério Público Estadual teve como objetivo prestar esclarecimentos para a população sobre as questões de aquisição de terras, considerando que várias famílias terão que desocupar áreas onde o projeto será executado.

Imagem: DivulgaçãoAudiência pública(Imagem:Divulgação)Audiência pública

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mário Ângelo de Meneses, durante a audiência as famílias receberam esclarecimentos sobre como irá funcionar o projeto e as garantias de compras das áreas, com as avaliações de valores. “Por recomendação do MPE, o grupo Bemisa irá desenvolver uma ampla campanha de esclarecimentos, destacando o projeto e como estão sendo avaliada cada área. Na oportunidade, a SEMAR informou sobre todo o sistema de licenciamento ambiental, ressaltando que já expediu a licença de instalação do empreendimento”, enfatiza Mário Ângelo.

Imagem: DivulgaçãoCurral Novo(Imagem:Divulgação)Curral Novo

O projeto abrange os municípios de Curral Novo do Piauí, Paulistana e Simões na região Sul do Estado. Mário Ângelo explicou, ainda, que mesmo com a Licença de Instalação, a empresa somente poderá iniciar seus trabalhos, no caso a exploração de minério de ferro, com a chegada da Ferrovia Transnordestina.

Imagem: DivulgaçãoSecretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Imagem:Divulgação)Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

“Este empreendimento mineral do Grupo Bemisa no Estado do Piauí terá uma produção estimada em 15 milhões de toneladas anuais de concentrados de minérios de ferro. Uma garantia de geração de emprego e renda no Piauí. Porém, é necessário que sejam realizadas audiências públicas para esclarecer e prestar informações para a população sobre as mudanças que poderão ocorrer com este empreendimento. Nas áreas que deverão ser ocupadas pelo projeto existem famílias com 30 e 40 anos que residem naquela localidade”, ressalta o secretário.

Imagem: DivulgaçãoAudiência sobre o empreendimento de mineração denominado de Planalto Piauí(Imagem:Divulgação)Audiência sobre o empreendimento de mineração denominado de Planalto Piauí

A área do empreendimento é de aproximadamente 43 km² e compreende as cavas, as instalações de beneficiamento do minério, as estruturas de apoio, a barragem de rejeitos, as pilhas de estéril e as estações de tratamento de efluentes. Com a licença de instalação, a empresa trabalha na primeira etapa do projeto que é justamente desenvolver junto à comunidades os estudos técnicos, econômicos e ambientais.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.