Fechar
GP1

Piauí

Semar reforça fiscalização ambiental para operações no Piauí

Ziza carvalho ainda afirmou que a sociedade está contribuindo, por meio de denúncias, nesse processo de fiscalização.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) passou por uma reestruturação na parte de fiscalização ambiental para a realização de operações em todo o Piauí. Segundo o secretário Ziza Carvalho, boa parte do que era de competência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) passou a ser de responsabilidade da Semar.

“Grande parte da competência do Ibama passou para a Secretaria, que não possui estrutura suficiente. Porém, conseguimos reforçar, através de recursos da compensação ambiental, essa parte da fiscalização. Adquirimos três caminhonetes, todas com equipamentos necessários a fiscalização ambiental, que foram entregues à gerencia de fiscalização. Dentre estes, coletes, botas, GPS, Drones para fazermos um monitoramento aéreo, e outros”, disse o secretário ao GP1.
Imagem: Renayra de Sá/ GP1Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho (Imagem:Renayra de Sá/ GP1)Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho
A Semar já realizou diversas operações no Estado. A última delas, de acordo com o secretário Ziza Carvalho, envolveu os municípios de Oeiras, Castelo do Piauí, Geminiano, Curimatá, Batalha e Campo Maior. “Foram apreendidos 20 pássaros silvestres, cinco armas de fogo, 80 toras de aroeira, cinco motosserras. Foram embargados lixões irregulares, matadouros, cerâmicas, dragas, serrarias e curtumes. Foram aplicados aproximadamente R$ 1 milhão em multas, nessas últimas operações”, relatou.

Ziza carvalho ainda afirmou que a sociedade está contribuindo, por meio de denúncias, nesse processo de fiscalização. “Temos recebido muita denúncia, através da ouvidoria. Muitas denúncias de degradação de rios, supressão vegetal sem licenciamento, transporte clandestino de madeira, área de mineração sem autorização, e criatórios de animas silvestres. Nós sabemos o que agride o meio ambiente, o que está irregular, e a cada dia as pessoas estão preocupadas em denunciar. É importante que isso ocorra, para que cada vez mais nós possamos fazer fiscalizações para o bem da nossa e futura geração”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.