Fechar
GP1

Piauí

Semdes participa de Seminário do Programa Prefeito Amigo da Criança

O Programa "Prefeito Amigo da Criança" foi criado em 1996 e cobre, em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal.

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), está participando do Seminário de Formação “Um caminho para proteção integral”, da Fundação Abrinq – Save the Children, realizado em Recife (PE) desde segunda-feira (18). O objetivo do Seminário é dar continuidade às ações propostas pelo Programa Prefeito Amigo da Criança. Estão representando Timon o Secretário da Semdes, Saney Sampaio, e a coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSuas) de Timon, Adriana Cabral.
Imagem: DivulgaçãoSeminário de Formação (Imagem:Divulgação)Seminário de Formação

Em dezembro do ano passado, o Prefeito Luciano Leitoa aderiu ao programa e passou a concorrer ao Prêmio “Prefeito Amigo da Criança”. Essa adesão também foi um comprometimento do gestor em mobilizar Timon para a implementação de políticas e ações que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, característica que já vem sendo executada pelas secretarias municipais de Timon.

“Como saldo deste trabalho, ficará o reconhecimento da Fundação Abrinq e ainda o Plano Municipal da Infância e Adolescência. Esse conjunto de ações desenvolvidas por todas as secretarias beneficiarão diretamente as crianças, disseminando assim uma nova cultura em nosso município, onde as crianças sejam efetivamente prioridade da nossa e das futuras gestões”, destaca o gestor Saney Sampaio.

Na segunda-feira (18), os participantes discutiram temas de relevância nacional como, por exemplo, Fundamentos de Direitos Humanos e Direitos da Infância e Adolescência, Sistema de Garantia de Direitos e o Plano Municipal para a Infância e Adolescência, que cada município necessita criar para diagnosticar as demandas da sua cidade durante a gestão de cada Prefeitura. Na terça-feira (19), outros assuntos entraram no debate, como a Construção de Diagnóstico e Indicadores Sociais, a Aplicação das Ferramentas nos desafios de identificação e enfrentamento ao Trabalho Infantil e o Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais.

Dentro desse comprometimento com o Programa Prefeito Amigo da Criança, a Semdes, no primeiro semestre deste ano, lançou o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil com base nas discussões dos Planos Nacionais e Operacionais de Erradicação do Trabalho Infantil, composto a partir do Plano de Diretrizes de Gestão (comitê gestor Inter setorial das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social).

ADESÃO AO PRÊMIO PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA

Timon aderiu pela segunda vez ao Programa "Prefeito Amigo da Criança". O ex-prefeito da cidade, Chico Leitoa (gestão 2001-2004) já recebeu o prêmio pela Fundação Abrinq. Ao todo, foram 126 cidades do Brasil que concorreram ao prêmio e o gestor foi destaque na Região Nordeste, com o Projeto Beija-Flor (que oferece aulas gratuitas de balé, música e teatro) e o Projeto Leite Vida (que ajuda a combater de forma incisiva a desnutrição e evasão escolar em Timon).

O Programa “Prefeito Amigo da Criança” foi criado em 1996 e cobre, em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal. Em sua quinta edição, refere-se à gestão municipal 2013-2016.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.