Piauí

Semec capacita professores para ensino do xadrez em Teresina

No dia 23 de junho, as unidades de ensino participarão do 4º Circuito SEMEC de Xadrez.

- atualizado
  • Foto: Divulgação/AscomSemecSemec

Os alunos das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina que agora funcionam em jornada de tempo integral, dividem o aprendizado das disciplinas básicas com o estudo do xadrez, uma prática quem vem estimulando o raciocínio lógico.

Para o ensino ir além da prática do jogo, os professores participam de capacitações da Secretaria Municipal de Educação (Semec) no Centro de Formação Odilon Nunes, onde dialogam sobre a história do xadrez, a importância de cada peça e como utilizar o jogo para reforçar valores.

A professora de xadrez da Escola Municipal Meio Norte, Hilda Mara Alves, está utilizando sua experiência com a modalidade para coordenar as oficinas com os outros professores. Segundo ela, ensinar a jogar não é o mais importante nas aulas. “Utilizamos uma série de atividades lúdicas antes mesmo de começar a praticar o xadrez nas escolas. Os estudantes precisam conhecer o tabuleiro, as peças, as formas de captura e tudo que envolve o jogo”, explica.

Para Hilda, essa é uma modalidade que contribui diretamente com o desempenho escolar dos alunos, já que envolve todas as disciplinas no contexto do jogo. “Ensinamos geografia quando, por exemplo, conversamos sobre o caminho do xadrez pelo mundo. Ou história, para contextualizar sobre seu formato atual. Esse movimento de preparar o aluno para jogar xadrez é o que nos traz um enorme ganho pedagógico”, afirma.

O xadrez também é praticado nas escolas municipais através do Programa Novo Mais Educação. A modalidade é tão bem aceita pelos estudantes que ganhou uma competição própria do município. No dia 23 de junho, as unidades de ensino participarão do 4º Circuito SEMEC de Xadrez, uma competição que já rendeu aos alunos, em edições anteriores, vagas em competições nacionais.

Mais conteúdo sobre: