Fechar
GP1

Piauí

Seminário discute o desenvolvimento de microempresas no Piauí

A vice-governadora, Margarete Coelho, que esteve presente no evento, elencou importantes aspectos, para a realização do evento, tendo como base o cenário do Piauí.

Lucas Dias/GP1 1 / 9 A Vice-Governadora Margarete Coelho participou da solenidade A Vice-Governadora Margarete Coelho participou da solenidade
Lucas Dias/GP1 2 / 9 Margarete Coelho Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 3 / 9 Mesa de Honra Mesa de Honra
Lucas Dias/GP1 4 / 9 Autoridades participaram da solenidade Autoridades participaram da solenidade
Lucas Dias/GP1 5 / 9 Microempresários participaram da solenidade Microempresários participaram da solenidade
Lucas Dias/GP1 6 / 9 Margarete Coelho durante pronunciamento Margarete Coelho durante pronunciamento
Lucas Dias/GP1 7 / 9 Margarete Coelho Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 8 / 9 Lucile Moura Lucile Moura
Lucas Dias/GP1 9 / 9 Laércio Maia Laércio Maia

Nesta quarta-feira (26), acontece na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), o Seminário de Crédito para Micro e Pequenos Empreendedores, que tem como finalidade discutir a busca de recursos financeiros em instituições financeiras, para o desenvolvimento de microempresas e empresas de pequeno porte no Piauí.

O evento é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), em parceria com a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro) e as Mulheres d’Negócio. Entidades como a Agência Piauí Fomento, Movera (Banco do Brasil), Crediamigo (Banco do Nordeste), Caixa Econômica Federal, entre outros, também participam do seminário.

A vice-governadora, Margarete Coelho, elencou importantes aspectos, para a realização do evento, tendo como base o cenário do Piauí: “debater as dificuldades que os microempresários tem para captar esses recursos, através das instituições financeiras, e também para que as instituições financeiras apontem recursos para serem emprestados, mas que de alguma forma, não conseguem chegar aos seus clientes, então devemos facilitar esse encontro, desobstaculizar esses canais de comunicação, a fim de que os recursos cheguem aos seus destinos, que é desenvolver nosso Estado”.

O microempresário de transporte de carga e encomendas, e diretor de empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Laércio Maia, destacou ao GP1 a participação dos cidadãos piauienses, envolvidos nesse segmento, como também relatou o crescimento desse mercado no Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Mesa de HonraMesa de Honra

“A nossa participação é muito importante porque o empresário não necessita só de crédito, necessita de orientação, e também uma maior participação junto aos órgãos públicos. Muitas coisas não são divulgadas, sobre linha de crédito, projetos, então esse seminário, onde vamos discutir sobre vendas de produtos de microempresários para o governo é necessário. A maior parte desses microempresários, que têm produções, que podem vender para o governo, não vendem pela burocracia ou por não saber das possibilidades que têm”, afirmou.

Quanto aos maiores destaques no Piauí no segmento de empreendedorismo, Laércio Mais ponderou que “todo segmento tem tendência para crescer e isso vai muito do empreendedor, da coragem dele fazer dentro dos parâmetros legais. Todo produto manufaturado ou prestação de serviços de microempreendedores têm condição de crescer no Estado, e com essa facilidade que está tendo agora, que os bancos estão abrindo, para desburocratizar o acesso aos créditos, vai facilitar muito micros e pequenos empresários”.

Por fim, a diretora de Atração de Investimentos da Sedet, Lucile Moura, frisou importantes aspectos que o órgão acredita que precisa ser exposto aos microempreendores piauienses, como também as iniciativas que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico tem procurado estabelecer, para facilitar o crescimento dos negócios dos trabalhadores nesse segmento.

“Tomamos um grande susto dos bancos dizendo que tem dinheiro disponível e os empresários dizendo que precisam de recursos para comprar um carro, ou um equipamento, fazer uma linha de treinamento, capital de giro mesmo, então o principal objetivo desse seminário é buscar essa ‘DR [Discutir Relacionamento]’. A gente sabe que tem as limitações formais, em função do Conselho Monetário Nacional, porém existem elementos da burocracia que a gente acredita que pode vencer. Essa própria questão de que eles estão sem acesso ao crédito, o Sebrae está abrindo uma renegociação das dívidas. A gente pode abrir uma linha de crédito para negativado. A ideia é que a gente trabalhe essas soluções. E a Sedet, através do secretário Nerinho, busca identificar esses problemas e propor soluções”, disse Lucile Moura.

Em resumo, os objetivos do seminário são: apresentar as diversas linhas de créditos existentes no mercado voltadas para o micro e pequeno empreendedor; oferecer uma linha de crédito de capital de giro para micro e pequenos empreendedores que vendem para o Estado e criar um grupo de trabalho com soluções de acesso ao crédito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.