Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Seminário Piauiense de Tilapicultura acontece em Teresina

O evento acontece até amanhã (29), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

Teve início na manhã de hoje (28) o Seminário Piauiense de Tilapicultura. O evento acontece até amanhã (29), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

A solenidade de abertura oficial do seminário contou com as presenças do diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes; da secretária interina de Desenvolvimento Rural, Patrícia Lima, que na ocasião representava o governador do Estado, Wellington Dias; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Fábio Nery; do superintendente do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Junior;  do representante do Sebrae Nacional, Victor Ferreira; além de outras autoridades, lideranças do setor, criadores, estudantes e convidados.

“Para o Sebrae é uma honra sediar evento de tamanha importância para a piscicultura. Começamos a desenvolver atividades voltadas para esse segmento a alguns anos. Ao longo do tempo fomos intensificando nossa atuação e hoje temos um trabalho reconhecido em prol dessa cadeia produtiva. Nesse evento, esperamos contribuir com conhecimento e informação para que os pequenos negócios desse setor possam continuar avançando, mesmo no atual cenário econômico”, comentou o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

  • Foto: Divulgação Seminário acontece em Teresina Seminário acontece em Teresina

Para secretária interina de Desenvolvimento Rural, Patrícia Lima, o seminário é importante para incentivar a discussão sobre diversos assuntos relevantes para o segmento da piscicultura. “Esperamos que nesses dois dias de discussão, os participantes possam aprender melhores práticas, fortalecendo os negócios desse segmento. Daqui podem sair também sugestões para as ações governamentais”, disse Patrícia.

Durante o evento, acontecerão várias palestras, com profissionais de renome no Brasil e no exterior. Na manhã de hoje Fernando Kubtiza, um dos mais conceituados profissionais da América Latina quando se trata de nutrição de peixes, ministrou palestra no evento, falando sobre Nutrição e Saúde da Tilápia. Kubtiza, que está cursando doutorado na Auburn University (EUA), veio ao Brasil exclusivamente para esse seminário.

O zootecnista Lucas Fernandes, da empresa Ammco Pharma, vai ministrar a palestra Patologias e Sanidade na Tilapicultura. O tema Biosseguridade na Piscicultura será abordado pelo veterinário Eduardo Contes, da Suiaves.

Já amanhã (29), acontecerão as palestras Software de Gestão na Piscicultura, Alimentos Funcionais na Piscicultura e Perspectivas para a Aquicultura Continental Considerando a Escassez Hídrica, esta última sendo ministrada pelo doutor em Engenharia de Pesca, Felipe Matias, que já ocupou o cargo de secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A programação de amanhã inclui também os painéis temáticos Linhas de Crédito para Piscicultura, com representantes do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Piauí Fomento; e Licenciamento Ambiental, Comercialização e Serviços de Inspeção na Piscicultura, contando com a participação de Marcos Vinícius Veloso, da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Adapi; Francisco Antônio do Santos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa; Paulo César Cardoso, do Comercial Carvalho; e Carlos Moura Fé, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semar.

Após o painel, será oferecida degustação de pratos à base de tilápia.

O Seminário Piauiense de Tilapicultura é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, SDR; contando ainda com o apoio da Semar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar; Banco do Nordeste, Piauí Fomento, Banco do Brasil, IRCA Nutrição Animal, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Piscicultura, AquaBras, Ammco Pharma, Guabi, Empório Pescados, Suiaves e Profarm.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.