Fechar
GP1

Política

Senado aprova reconhecimento de vaquejada como patrimônio cultural

Os parlamentares que apoiam a prática argumentaram a tradição e a importância das vaquejadas e rodeios para a economia regional, principalmente no nordeste.

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (01), o projeto de lei da Câmara (PLC 24/2016), de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP) que reconhece a vaquejada, o rodeio e expressões artístico-culturais semelhantes, o status de manifestação cultural nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. O projeto segue agora para sanção do presidente Michel Temer.

A discussão sobre os eventos de vaquejada foi aquecida recentemente, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a prática.

  • Foto: Agência SenadoSenadores aprovam projeto que reconhece vaquejada como patrimonio culturalSenadores aprovam projeto que reconhece vaquejada como patrimonio cultural

De acordo com a Agência Senado, os parlamentares que apoiam a prática argumentaram a tradição e a importância das vaquejadas e rodeios para a economia regional, principalmente no nordeste.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou sua página no Facebook para repercutir a aprovação. "Sabemos do valor histórico da vaquejada para os nordestinos e tudo que ela representa à cultura e para as pessoas que dependem desse trabalho para sustento. Portanto, manifesto aqui o meu posicionamento favorável ao projeto de lei", escreveu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.