Fechar
GP1

Política

Senador Renan Calheiros é condenado a pagar multa de R$ 246 mil

A sentença foi dada, na última sexta-feira (17).

Além de ter sido condenado pela Justiça Federal à perda do mandato e ter os direitos políticos suspensos por 8 anos por improbidade administrativa, Renan Calheiros (PMDB) foi condenado a pagar multa de R$ 246.853,20 que deverá ser paga, de forma solidária, entre o senador e os outros condenados, a empresa Mendes Júnior e Cláudio Gontijo Teixeira. A sentença foi dada, na última sexta-feira (17).

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoRenan CalheirosRenan Calheiros

A ação envolve o caso em que o senador foi acusado de receber propinas da construtora Mendes Júnior, que pagaria as despesas pessoais da jornalista Mônica Veloso com quem mantinha um relacionamento extraconjugal. Em 2007, quando foi revelado, o peemedebista renunciou à presidência do Senado em uma manobra para não perder o mandato.

O advogado do senador, Luís Henrique Machado, disse ao Estadão que vai recorrer da sentença ao Tribunal Regional Federal: "Exatamente pelos mesmos fatos envolvendo o episódio Mônica Veloso, o Supremo Tribunal Federal, quando analisou o caso no âmbito penal, nem sequer recebeu a denúncia por ausência de prova. Importante salientar que a decisão não produz qualquer efeito imediato de afastamento do mandato. De toda forma, cabe à defesa apelar da decisão, confiando que o Tribunal Regional Federal restabeleça o mesmo critério e raciocínio utilizados pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.