Fechar
GP1

Política

Senadora Regina Sousa critica mudança na lei eleitoral

A senadora contou que a votação desse item criou um problema matemático e a Legislação não o observou na hora da votação no Congresso Nacional.

A senadora Regina Sousa afirmou que a mudança na lei eleitoral que estabelece que para um candidato ser proclamado eleito precisa ter pelo menos 10% do quociente eleitoral, mesmo que seu partido ou coligação tenha atingido a legenda, pode deixar Câmara Municipal sem preencher as vagas para vereador.
Imagem: DivulgaçãoRegina Sousa em visita no norte do Piauí(Imagem:Divulgação)Regina Sousa em visita no norte do Piauí
Ao conversar com lideranças,militantes e dirigentes partidários de municípios da região norte no final de semana sobre reforma política e atual conjuntura, a senadora disse que se um município tem um quociente eleitoral de 700 votos, o candidato para ser eleito precisa conseguir pelo menos 70 votos.

A senadora contou que também vai acabar com os candidatos sem voto. E lembrou que no Piauí há caso de vereador eleito com um voto e na Câmara dos Deputados tem parlamentar com 350 votos, o chamado efeito Tiririca.

“O parlamentar é eleito para representar o povo. E como é que uma pessoa com um voto representa o povo?,” questionou a senadora. Segundo a senadora, a lógica no caso de nenhum candidato atingir o quociente eleitoral, seria a vaga ser da primeira coligação mais votada, mas essa decisão será do Tribunal Superior Eleitoral. A senadora contou que a votação desse item criou um problema matemático e a Legislação não o observou na hora da votação no Congresso Nacional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.