Piauí

Senai capacita profissionais em Mecânico de Refrigeração

O curso tem duração tem 200 horas, que começou em abril e terminará na próxima sexta-feira (16).

- atualizado

O mercado de instalação e manutenção de aparelhos de refrigeração vem crescendo e atraindo profissionais em todo país. Neste sentido, o SENAI Piauí, por meio do Centro de Formação Profissional Cândido Athayde, vem habilitando cidadãos e cidadãs com a realização do curso Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.

A mais recente capacitação, com duração de 200 horas, iniciada no mês de abril com encerramento marcado para o próximo dia 16, vai colocar no mercado de trabalho 12 profissionais no segmento de refrigeração. O reconhecimento e a referência que o SENAI possui na área da educação profissional fez com que o autônomo Ivanildo Araújo da Silva, de 42 anos, se deslocasse da cidade de Brasileira, a 200 quilômetros da capital, para participar da capacitação em Teresina.

  • Foto: Divulgação/AscomSENAI capacita profissionais em Mecânico de RefrigeraçãoSENAI capacita profissionais em Mecânico de Refrigeração

“Já tenho outras experiências em áreas de eletricidade, da construção civil, mas vejo que o campo da refrigeração cresce bastante no Estado do Piauí e com isso gera emprego e renda, apesar da crise atual. Essa oportunidade eu esperava muito antes e ainda não tinha dado certo, por conta da procura pelo curso que é muito grande. Agora deu certo!”, ressaltou Ivanildo.

Ele acrescenta que a satisfação em participar da capacitação é tão grande que não mede distância. “Viajo do meu município para Teresina toda segunda-feira e volto apenas na sexta-feira para passar o final de semana com a família. Isso já faz quase três meses nessa missão, mas que valeu à pena porque os conhecimentos adquiridos já me habilitam para o mercado de trabalho. Não vejo a hora de receber meu certificado”, concluiu.

  • Foto: Divulgação/AscomSENAI capacita profissionais em Mecânico de RefrigeraçãoSENAI capacita profissionais em Mecânico de Refrigeração

Outro participante do curso é Vinícius Batista Farias, de 36 anos. Ele trabalhava até então numa comunidade terapêutica para reabilitação de dependentes químicos. Porém, por meio de informações de amigos, o ego despertou para área de refrigeração. “Hoje a gente tem que adquirir uma profissão sólida e eu vim buscar isso aqui no SENAI pela credibilidade que a instituição possui. Além disso, penso em prosseguir com os estudos e correr atrás de uma formação superior. Com uma profissão que me dê suporte para isso posso pagar uma faculdade e seguir em frente”, afirmou Vinicius Farias.

  • Foto: Divulgação/AscomSENAI capacita profissionais em Mecânico de Refrigeração e ClimatizaçãoSENAI capacita profissionais em Mecânico de Refrigeração e Climatização

O curso tem por finalidade habilitar profissionais para montar, instalar e por em funcionamento equipamentos de refrigeração e climatização, realizando análises, ajustes de desempenho, detectando e corrigindo falhas de origem elétrica e mecânica, de acordo com desenhos, projetos e normas técnicas, trabalhando de acordo com os princípios de qualidade, segurança e preservação ambiental.

Mais conteúdo sobre: