Fechar
GP1

Piauí

SENAI expande ações nos municípios piauienses

Em várias cidades estão sendo realizados diversos cursos de qualificação. São cursos para atender as necessidades de cidadãos jovens e adultos para diversas áreas do mercado

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) em muitas cidades do Estado vem desenvolvendo programas de qualificação Profissional em diversas áreas do conhecimento.  Em várias cidades estão sendo realizados diversos cursos de qualificação. São cursos para atender as necessidades de cidadãos jovens e adultos para diversas áreas do mercado.
 
Em Barras a instituição está realizando os cursos de Operador de Computador e também o de Serígrafo, por meio do Programa de Gratuidade do SENAI, que visa à oferta de cursos gratuitos, e constitui-se em uma ação de inclusão social. O Programa destina-se a jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho, pessoas que já atuam no mundo produtivo e demais interessados que desejam se requalificar.
Imagem: DivulgaçãoSENAI expande ações nos municípios piauienses(Imagem:Divulgação)SENAI expande ações nos municípios piauienses
O cursos funcionam na Unidade do SENAI local em dois turnos, tarde e noite, com 15 alunos em cada turno, com 4 horas de aula por dia, de segunda a sexta, de um total de 200 horas divididas em módulos. A unidade conta com uma moderna estrutura dotada de salas climatizadas e laboratório de informática, com computadores para cada aluno, com acesso a internet, aulas práticas e sala totalmente climatizada.
 
O aluno Adegildo Carneiro de Medeiros, de 20 anos, matriculado no curso de Operador de Computador e sem profissão definida, hoje trabalha como chaveiro, mas deseja uma qualificação adequada ao seu perfil por isso escolheu um curso na área de informática. “Procurei o SENAI para realizar esse sonho. Gosto de informática e aqui estou aprendendo a profissão do momento. Com essa qualificação não faltará trabalho”, disse.
 
O instrutor do curso, Ramon Gomes concorda com o aluno ao afirmar que, com as atividades contidas no conteúdo programático, os alunos já saem com aptidão para instalar, configurar e operar sistemas operacionais, além de utilizar processador de textos profissional, bem como elaborar planilhas de calculo, criar apresentação eletrônica e utilizar recursos de navegação e comunicação na Web.
 
“Em minha opinião a importância da qualificação profissional para a população de Barras é um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho. Hoje estamos vivendo em uma sociedade que nos faz pensar o tempo todo e o mercado de trabalho também estar nos cobrando isso”, ressalta o instrutor.
 
Já o curso de Serígrafo, como explica o ministrante José Alberone Barros, possui a mesma carga horária do primeiro e também é divido em módulos. Segundo ele, as aulas do conteúdo dão ao o aluno a oportunidade de se profissionalizar em artes Gráficas, sendo que uma delas é a derivada Serigrafia que abrange estamparias que  personaliza em material de tecido, plástico e outros.
Imagem: DivulgaçãoSENAI expande ações nos municípios piauienses(Imagem:Divulgação)SENAI expande ações nos municípios piauienses
 “Nossa intenção é de atender a extensão enorme de indústrias de pequeno, médio e grande poste de confecções de camisetas, uniformes e roupas, personalizados com estampas, que são realizadas através destes profissionais, que estão sendo formados no município de Barras pelo SENAI”, afirma.
 
Nesses cursos oferecidos os alunos além da oportunidade de qualificar-se em áreas tecnológicas demandadas pelo mercado, recebem material didático e uniforme.
Imagem: DivulgaçãoSENAI expande ações nos municípios piauienses(Imagem:Divulgação)SENAI expande ações nos municípios piauienses

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.