Piauí

Seplan inicia oficinas do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2018

O Ploa é uma proposta de orçamento na qual todos os órgãos do estado do Piauí, entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fazem as propostas prevendo o que vão gastar em 2018.

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) inicia nesta segunda-feira (31), as oficinas para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2018. O Ploa é uma proposta de orçamento na qual todos os órgãos do estado do Piauí, entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fazem as propostas prevendo o que vão gastar em 2018.

Neste primeiro momento, os órgãos apresentam propostas baseando-se em uma previsão de gastos que nortearão e darão prosseguimento às ações que foram já elencadas em 2017 e algumas outras que terão início em 2018. As oficinas do Ploa 2018 trarão conhecimentos básicos, relembrando o que é a estrutura do orçamento, a linguagem das ações de governo e trazendo uma consciência do atual momento econômico pelo qual o país e também o estado do Piauí passam.

  • Foto: DivulgaçãoSeplanSeplan

“Nós sabemos que estamos passando por momentos difíceis, onde a responsabilidade dos gastos deve ser bem consciente por parte dos gestores, e essas oficinas trarão essas noções”, reforça o diretor de Orçamento da Seplan, Vagner Ximenes.

A oficina é direcionada aos gestores e técnicos de cada órgão que já trabalham diretamente com a peça orçamentária. Para um melhor aproveitamento das informações, foi elaborado um cronograma para distribuição dos órgãos, que vai de 31 de julho a 09 de agosto.

“Os analistas de Planejamento da Seplan prepararam um material para apresentação que vai dirimir todas as dúvidas, e para que a elaboração do Ploa 2018 seja um sucesso”, completa Ximenes.