Fechar
GP1

Piauí

Servidores do INSS iniciam greve por tempo indeterminado no Piauí

Em todo o Piauí, as 32 agências estão paralisadas, com exceção das perícias e pagamentos bloqueados.

Os técnicos e analistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram nesta terça-feira (07) uma greve nacional por tempo indeterminado, que no Piauí atinge 32 agências.
Imagem: Lucas Dias/GP1Previdência Social(Imagem:Lucas Dias/GP1)Servidores do INSS estão em greve
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), Antônio Machado, a principal reivindicação dos trabalhadores trata sobre a política salarial, mas há ainda outras demandas elencadas pelo presidente do Sintsprev-PI.
 
“Nós temos uma data-base que é janeiro e tem que ser reposto a inflação do ano subsequente, mas não é feito isso. Nós estamos cobrando um percentual de perdas no nosso salário de 27,30 % e o governo ofereceu 21% parcelado em quatro vezes em 2016. Nós queremos que o Governo incorpore nossas gratificações, tendo em vista que elas representam 70% do nosso salário e isso é um crime, a paridade entre o aposentado, o não aposentado e o pensionista, que hoje a diferença é de mais de 40%”, destacou o presidente.
Imagem: Lucas Dias/GP1Previdência Social(Imagem:Lucas Dias/GP1)Antônio Machado
Ainda de acordo com Antonio Machado, há um déficit de 15 mil servidores em todo o país e diante da necessidade de contratação, os trabalhadores exigem também a realização de um novo concurso para suprimir a carência. “No Piauí nós precisaríamos de pelo menos 200 novos servidores e estamos pedindo do Governo o estabelecimento da carga-horária de 30h, que abriria mais vagas para dar oportunidade para a juventude”, completou.
 
O presidente do Sintsprev-PI afirmou que haverá uma reunião no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nesta terça-feira (07), mas os trabalhadores não acreditam em um resultado positivo. “Vamos aguardar os acontecimentos. As 32 agências do INSS no Piauí estão com seus atendimentos parados, funcionando apenas as perícias que estavam agendadas e os pagamentos que estiverem bloqueados, que vamos liberar para não prejudicar a população”, finalizou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Previdência Social(Imagem:Lucas Dias/GP1)Servidores do INSS estão em greve
Com os servidores paralisados, muitas pessoas não conseguem atendimentos das agências. Antônia Alves é uma das pessoas prejudicadas com a greve dos servidores. A aposentada veio do município de Água Branca em busca de documentos do processo para recebimento de pensão. A filha de Antônia teme não conseguir sacar o pagamento, pois o vencimento do processo é dia 22 deste mês. “Eu fiz a solicitação dia 24 de junho e agendou para hoje. Ela vai perder o prazo, porque já vence agora dia 22”, relatou ao GP1
Imagem: Lucas Dias/GP1Previdência Social(Imagem:Lucas Dias/GP1)Filha da aposentada Antônia Alves
A pensionista foi informada que só poderá reagendar o atendimento após a greve. O presidente do Sintsprev-PI, Antônio Machado informou que não haverá perdas para a pensionista, já que após a greve ela terá acesso aos documentos e receber retroativo. 
 
Imagem: Lucas Dias/GP1Previdência Social(Imagem:Lucas Dias/GP1)Servidores do INSS estão em greve
Imagem: Lucas Dias/GP1Previdência Social(Imagem:Lucas Dias/GP1)Servidores do INSS estão em greve e população fica sem atendimento

Curta a página do GP1 no facebook:
 www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.