Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidores municipais entram em greve amanhã em Teresina

O serviço público municipal de Teresina, será paralisado nos dias 24 e 25 de maio.

Conforme convocação realizada na última quinta-feira (18) pelo Sindicato dos (as) Servidores (as) Públicos (as) Municipais de Teresina (SINDSERM), o serviço público municipal de Teresina será paralisado nos dias 24 e 25 de maio. Nesta quarta-feira (24), a partir das 8h, a categoria realizará nova Assembleia Geral, no Teatro de Arena. Às 17h, os servidores irão compor um ato cultural na Praça Pedro II, contra o presidente Michel Temer, como parte das atividades grevistas.

  • Foto: Divulgação/AscomAssembleia realizada na última quinta-feira (18)Assembleia realizada na última quinta-feira (18)

Na pauta dos servidores municipais estão a campanha de reajuste salarial do ano de 2017, os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), devido pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), os reajustes setoriais, mudanças de níveis para servidores e o andamento do processo que pede exoneração e condenação do secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma. Ele é processado por enriquecimento ilícito e acúmulo de cargos ilegalmente.

Para o presidente do SINDSERM, Sinésio Soares, foram realizadas várias negociações com secretários da prefeitura, mas nenhum deles apresentou proposta. “Até o momento, não houveram avanços significativos nas negociações e a categoria está mobilizada para lutar pelas reivindicações”, disse Sinésio.

Soares afirma ainda que “as perdas salariais da categoria são de 43,25% e o reajuste precisa recompor o poder aquisitivo dos servidores públicos municipais. Não podemos aceitar apenas o reajuste da inflação”, completa.

Secretaria Municipal de Educação

Em entrevista ao GP1 na última quinta-feira (18), o secretário municipal de educação, Kléber Montezuma, havia dito que o ponto do professor que faltar seria cortado, com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que diz que a administração pública deve cortar o ponto dos grevistas. “Nós vamos cumprir o que determina a legislação, vamos cumprir o que determina as leis do país, no caso dos professores tem um detalhe: existem duas leis federais, uma que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que garante os direitos às crianças a terem aula, e a lei federal das diretrizes básicas da educação, que a carga horária dos alunos tem que ser obedecida”, disse Montezuma.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber MontezumaKleber Montezuma

Ainda segundo o secretário, todos os professorem estão recebendo os reajustes salariais conforme o piso nacional. “O índice de reajuste é determinado através Ministério da Educação para todo país, então aqui em Teresina,a prefeitura cumpre rigorosamente o que determina a lei federal que trata do piso nacional, que é feito sempre no mês de janeiro”, concluiu Kléber Montezuma.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.