Fechar
GP1

Saúde

Sesapi prepara semana para conscientizar população sobre a hipertensão

Este ano, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, é comemorado no dia 26 de abril, tendo como foco a mulher. No Piauí, ao todo, 240 mil mulheres sofrem de hipertensão.

Apesar de apresentar uma redução significativa nos últimos anos, as doenças cardiovasculares (DVs) tem sido a principal causa de mortes no Brasil. Entre os anos de 1996 a 2007, a mortalidade por doença cardíaca isquêmica e cerebrovascular diminuiu 26% e 32% respectivamente.

Imagem: DivulgaçãoPrevenção de hipertensão sendo realizada(Imagem:Divulgação)Prevenção de hipertensão sendo realizada

Embora o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais venham trabalhando na implementação de estratégias e prevenções da hipertensão, algumas regiões do Brasil ainda possuem milhares de vítimas da doença. No Piauí, por exemplo, 22,9% das mulheres são hipertensas, o que em números reais, chega a uma média de 240 mil mulheres com idades a partir de 18 anos vítimas de hipertensão.

Este ano, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, tem como foco a mulher. A intenção do Ministério da Saúde é sensibilizar a população e a sociedade em geral sobre a importância de manter a pressão arterial estável.

Por conta do Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, preparou uma semana de atividades para conscientização e cuidados com a pressão arterial.

Imagem: DivulgaçãoAcompanhamento de pressão arterial sendo realizado(Imagem:Divulgação)Acompanhamento de pressão arterial sendo realizado

“Todos os anos a Sesapi faz questão de buscar parcerias importantes para que, além de informações e palestras, possamos oferecer também serviços importantes gratuitos para a população. Este ano a campanha foca a mulher e por isso preparamos em pontos diferentes de Teresina, estrutura com profissionais de nutrição, enfermeiros a fim de levar a importância da prevenção desta doença”, disse Gisela Brito, coordenadora estadual de Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso.

A programação teve início nesta quarta-feira (23), onde dezenas de mulheres estiveram no memorial Zumbi dos Palmares, para um bate papo com uma médica cardiologista sobre os cuidados com a pressão arterial, seguido de um bate papo sobre alimentação saudável com a nutricionista Norma Suely, acompanhado de avaliação antropométrica e orientação nutricional.

“A hipertensão é uma doença muito agressiva e silenciosa. É preciso que nós mulheres, redobramos os cuidados na hora da nossa alimentação. Então durante esta semana estaremos dando dicas de peso, altura e como montar refeições mais saudáveis”, disse a nutricionista Norma Suely.

Já na quinta-feira (24), o bate papo acontecerá na Defensoria Pública do Estado e na sexta-feira (25) as atividades serão encerradas no Centro de Convivência Antonio Carneiro, localizada no bairro Vermelha.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.