Fechar
GP1

Piauí

Sesc ministra curso sobre Pedagogia Logosófica

O curso teve como tema "Enriquecendo o dia-a-dia no ambiente escolar", baseado na Ciência Logosófica.

Na manhã deste sábado (30), o Sesc Teresina realizou um curso, com o tema “Enriquecendo o dia-a-dia no ambiente escolar”, baseado na Ciência Logosófica, no Sesc Administração. Durante o evento, foi ministrado uma palestra e um minicurso que trataram dos assuntos “Educando para uma vida consciente” e “Formação de valores e recursos para uma correção inteligente”, respectivamente.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Muitos professores participaram do evento(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Muitos professores participaram do evento
A logosofia foi fundada pelo pensador argentino González Pecotche, e busca ensinar o homem a conquistar sua autotransformação através da evolução consciente do pensamento, que assim se liberta de influências sugestivas.

O diretor regional do SESC e coordenador da Fundação Logosófica de Teresina, Francisco Campelo Filho falou sobre a importância dessa nova forma de ensino. “O objetivo é que a gente trabalhe com educação e capacitação dos professores. Os professores que representam o futuro, são eles que vão educar as nossas crianças. Então é importante que a gente aprenda a educar essas crianças em valores, então a capacitação desses professores da Fundação Logosófica trazendo a pedagogia logosófica que é diferente da tradicional. É criar uma nova forma de transmitir conhecimentos e valores para nossas crianças”, afirmou.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Curso(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Curso
O estudo da logosofia tem como objetivo, a evolução consciente do homem, o conhecimento de si mesmo, a integração do espirito, o conhecimento das leis universais, o conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafisico, a edificação de uma nova vida e de um destino melhor e o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Equipe de Belo Horizonte e estudantes da Fundação de Teresina(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Equipe de Belo Horizonte e estudantes da Fundação de Teresina
Uma equipe da Fundação de Belo Horizonte veio até Teresina para ministrar a palestra e o minicurso, entre eles as professoras Simone Miranda Raposo e Ana Flávia foram as responsáveis.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Simone Miranda Raposo(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Simone Miranda Raposo
Simone Miranda Raposo ministrou a palestra e Formação de valores e recursos para uma correção inteligente. Ao GP1, Simone explicou os benefícios que o estudo trará para os professores. “A Logosofia é um conteúdo que se assemelha à ética. Nessa palestra eu apresentarei aspectos da pedagogia logosofica, o que essa ciência ensina. Para me o que essa palestra pode trazer de enriquecimento para os professores é a possibilidade de eles pensarem e refletirem sobre a importância de que nós temos, como educadores, na formação de seres humanos, ensina-los trabalhar com a vida humana e cultivando valores”, disse.

A Pedagogia Logosófica baseia-se em duas forças: no conhecimento e no afeto, considerado este como a expressão mais elevada e consciente do amor, sendo aplicada nos Colégios Logosóficos, que integram o Sistema Logosófico de Educação, com Unidades Educacionais no Brasil, Argentina e Uruguai.

A professora Ana Flavia, ministrou o minicurso Formação de valores e recursos pra uma correção inteligente, ela exclareceu o que significa o estudo da logosofia. “Não é uma pedagogia comum, ela é uma forma de fazer com que todos os ensinos se conectem formando esse aluno com inteligência, sensibilidade e fortalecendo esses ser interno que vai sair do colégio como cidadão", avaliou.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Ana Flavia(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Ana Flavia
Sobre o minicurso ministrado, ela disse que procurou tratar da correção de forma inteligente, de forma adequando as faixas etárias, trazendo técnicas, recursos e trazendo como a pedagogia logosófica pode ser aplicada para essa correção eficaz e, também, para a prevenção de erros na infância que é nosso foco.

A pedagogia logosófica revela o mundo interno do ser humano e descreve com precisão como está constituído e como funciona em cada uma das etapas da vida: infância, adolescência, juventude e idade adulta. Conhece-la é ter acesso a elementos valiosos sobre a inteligência, a sensibilidade, sobre o pensar e o sentir de cada fase da vida.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Natalia Barbosa(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Natalia Barbosa
Natalia Barbosa, é professora do ensino fundamental no Sesc de Parnaíba. Ela avaliou o método como algo benéfico para os alunos. “É muito válido essa linha de pensamento, uma vez que temos que acompanhar as tendências atuais para poder levar, para as crianças toda e qualquer forma de melhoria para o crescimento do conhecimento delas. Esse método é valido, pois nos torna crítico, não é só o conhecimento ligado ao conteudíssimo, mas sim a reflexão do posicionamento dele, enquanto ser humano, participando de uma sociedade ativa e as transformações que eles podem fazer”, finalizou.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Simone Miranda Raposo ministrou a palestra e Formação de valores e recursos para uma correção inteligente(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Simone Miranda Raposo ministrou a palestra e Formação de valores e recursos para uma correção inteligente
Imagem: Francisca Pinto/GP1Fundação Logosófica(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Fundação Logosófica
Imagem: Francisca Pinto/GP1Silvani Maia(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Silvani Maia

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.