Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Silas alerta que recursos para BRs podem retornar para União

“A burocracia pode acabar fazendo com que a gente precise ter novamente todo o trabalho de realocar o recurso", alertou.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação dos Acessos a Teresina, deputado federal Silas Freire (PR-PI), revelou grande preocupação de que o recurso de 94 milhões, já previstos no orçamento deste ano para a obra na BR 343, volte para a União. É que o Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes – DNIT solicita um anteprojeto, ou seja, um projeto minimizado para a realização da duplicação, mas a superintendência regional do órgão no Piauí não concorda.

“A burocracia pode acabar fazendo com que a gente precise ter novamente todo o trabalho de realocar o recurso. Se este recurso não for licitado logo, poderemos ver que todo nosso esforço pela duplicação foi em vão. Estou alertando para esta situação, pois recebi uma ligação do Valter Casimiro, coordenador do Dnit nacional, com esta preocupação de que o projeto já seja viabilizado o quanto antes sob pena de perdermos essa chance”, explicou Silas Freire.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Silas FreireSilas Freire

Após essa informação, o parlamentar ligou para o diretor do Dnit no Piauí, Paulo de Tarso, que explicou que é preciso fazer um projeto completo e detalhado e este é que deve ser seguido. Existe uma região urbana na capital prevista na obra, que vai desde o cruzamento da Miguel Rosa com a Frei Serafim até a ladeira do Uruguai, e que está com o projeto praticamente pronto, e uma região rural que ainda carece de projeto e estudo ambiental. A ideia era iniciar o trabalho pela fase urbana da obra, mas o departamento nacional pede esse projeto minimizado e simplificado, já o Dnit local diz que isto não é possível e precisa fazer um projeto executivo que demanda mais tempo, mas que pode acabar não sendo licitado este ano.

“Estou em contato com o senador Elmano Ferrer, que foi quem indicou a gestão do Dnit no Piauí, e com o senador Ciro Nogueira para advertir dessa possibilidade de os recursos não serem prontamente licitados, o que é urgente, e para destravarmos esse impasse dentro do Dnit. Não podemos perder nem tempo e nem dinheiro para o início dessa obra.”, esclareceu o deputado Silas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.