Fechar
GP1

Política

Silas Freire defende a PEC 308 que deve criar a Polícia Penal

Em solenidade de promoção dos agentes prisionais do estado do Piauí, o deputado federal Silas Freire (PR) reafirmou o compromisso com a aprovação da PEC 308 que trata da criação da polícia p

O deputado federal Silas Freire (PR), defendeu em solenidade de promoção dos agentes prisionais do estado do Piauí, a aprovação da PEC 308 que trata da criação da polícia penal.

 "A polícia penitenciária dará aos atuais agentes penitenciários o poder de investigação. Se o crime está lá dentro das Casas de Detenção, nada mais natural que seja imediatamente investigado e proposta uma punição rigorosa. Os agentes estão em contato direto com os detentos e terão mais autonomia na resolução de problemas presentes no dia a dia dos presídios. Apóio e vou lutar por esta pauta", declarou Silas Freire na oportunidade. 

A Proposta de Emenda à Constituição que cria as polícias penitenciárias federais e estaduais está pronta para votação no Plenário da Câmara (PEC 308/2004). O texto cria a Polícia Penal e transforma os agentes penitenciários em polícia, o que na prática dá mais status à carreira e facilita futuras reivindicações da categoria. Atualmente, esses profissionais não possuem reconhecimento constitucional dentro do sistema prisional, já que não são enquadrados como membros da segurança pública.

  • Foto: Divulgação/AscomSolenidade de promoção dos agentes prisionais do estado do PiauíSolenidade de promoção dos agentes prisionais do estado do Piauí

Atualmente o agente penitenciário não pode sequer socorrer alguém que está muito mal de saúde, pois, primeiro tem que chamar a Polícia Civil ou Militar para realizar a transferência desse preso para uma unidade de assistência médica.

No evento, a vice-governadora Margarete Coelho e o secretário de justiça Daniel Oliveira cumprimentaram e agradeceram ao parlamentar por sua atuação pela segurança pública, especialmente no que diz respeito a PEC 308 e a defesa de recursos para o sistema penitenciário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.