Fechar
GP1

Política

Silas Freire defende mais leitos de UTI em hospitais públicos

Atualmente há cerca de 41 mil leitos de UTI em todo o país, com 21 mil localizados em hospitais privados e 20 mil na rede pública, sendo apenas 15% da população tem acesso a leitos privados.

O deputado federal Silas Freire (PR) defende a maior disponibilização de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no sistema público. Ele acredita que a atual desigualdade, entre a oferta da rede pública e a privada, é prejudicial à população.

Atualmente há cerca de 41 mil leitos de UTI em todo o país, com 21 mil localizados em hospitais privados e 20 mil na rede pública, sendo apenas 15% da população tem acesso a leitos privados. Para discutir o tema, chegou a ser realizada na Câmara Federal, no dia 15 de novembro, uma audiência sobre o assunto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Silas FreireSilas Freire

Para Silas Freire, o fato das maiorias das vagas das UTIs estarem localizadas no Sudeste e a grande carência no Nordeste é algo que precisa ser avaliado. Ele ainda explicou que a população é a mais prejudicada, principalmente, devido a morte por falta de leitos.

“Esse é um assunto, esse é um tema que aflige a todos. Você já imaginou o que é você chegar num hospital, sabendo que seu ente querido tem uma chance de sobreviver, e você receber uma resposta que não tem uma vaga na UTI, sabendo que lá no hospital privado está sobrando vagas e no hospital público não? Você ver o seu pai e a sua mãe morrerem por falta de uma UTI, se sentir impotente. Esse é um sentimento que você vai levar pro resto da sua vida", afirmou em entrevista a Rádio Câmara.

Michel Temer tem feitos várias mudanças na sua gestão e algumas serão na área da Saúde, onde está sendo planejado uma nova regulamentação que facilite o gerenciamento de leitos, principalmente devido aos critérios relacionados ao atendimento dos clientes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.