Fechar
GP1

Política

Silas Freire diz que dependente químico merece tratamento

O deputado participou de uma reunião da equipe de trabalho da Secretaria de Justiça ao lado do governador Wellington Dias.

O governador Wellington Dias convidou o deputado federal Silas Freire (PR) para participar da reunião da equipe de trabalho da Secretaria de Justiça, onde foram tratados temas como a criação de novas vagas no sistema penitenciário, através da construção de novos presídios e uma força tarefa junto ao Tribunal de Justiça para fazer um mutirão de julgamentos de criminosos que são presos e acabam soltos por falta de julgamento. 

A ideia é identificar aqueles que estão no crime por conta do uso de drogas ou seja, aqueles que praticam furtos para manter o vício. Assim, eles seriam divididos em dois grupos: os de menor potencial ofensivo passarão a cumprir sua pena cuidando do vício em comunidades terapêuticas custodiadas pelo estado. Já os mais perigosos permanecerão em regime fechado, mas em trabalho de tratamento diferenciado do encarcerado normal. 

  • Foto: Jorge H. BastosReunião da Secretaria de JustiçaReunião da Secretaria de Justiça

A Equipe de Trabalho se dará com profissionais da secretaria de saúde, que irão constatar o grau do comprometimento químico do indivíduo, além de profissionais da Secretaria de Justiça que fará a "peneira" e conduzirá o trabalho daqueles que permanecerem em regime de tratamento fechado e ainda a CENDrogas (Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas) que vai trabalhar com o encaminhamento daqueles que irão para casas de tratamento. 

No entanto, Silas Freire pensa diferente. O parlamentar acredita que que o reicidente contuma não merecer chance, mas o escravo químico indentificado merece um tratamento: "Estarei nessa batalha junto com o governador Wellington Dias, acredito que o reicidente deve ficar na cadeia, mas o escravo químico merece , embora apenado, um tratamento diferenciado. São muitos aqueles que estão no crime para manter o vício e daremos a chance de recuperação a quem tem ainda condições para isso", declarou o deputado. 

  • Foto: Jorge H. BastosDeputado Silas Freire foi convidado pelo governador Wellington DiasDeputado Silas Freire foi convidado pelo governador Wellington Dias

Silas foi convidado a participar da reunião por conta de sua atuação na bancada federal na Comissão de Segurança e por conta de sua preocupação com assaltos praticados pelos reincidentes que aterrorizam o Piauí. Ele ainda é grande incentivador da liberação de recursos do Fundo Penitenciário para criação de novas vargas nos presídios brasileiros e é membro da CPI da carceragem, onde o relatório final contemplou o indicativo do deputado em favor da ressocialização através da humanização com a participação da família do detento. 

O estado do Piauí recebeu 30 milhões de reais do Fundo Penitenciário, em que todos os estados foram contemplados, o deputado Silas Freire teve participação nessa liberação de recursos como membro da Comissão de Segurança. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.