Fechar
GP1

Política

Silas Freire lamenta alto índice de violência no Piauí

Apesar da crítica, Silas disse reconhecer o esforço do governador em tentar equipar as polícias.

O deputado federal Silas Freire (PR) com atuação parlamentar pautada na segurança pública, se manifestou a respeito dos recentes números que apontam Teresina como a a 38º cidade mais violenta do mundo e a 13ª cidade mais violenta do Brasil, segundo ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. 

"A situação da segurança pública do estado do Piauí nunca esteve tão difícil. Desde que comecei a trabalhar na imprensa, em 1988, nunca vi a pasta tão mal planejada e sem estratégia. As cidades do interior convivem nos últimos dois anos com a violência equivalente a das metrópoles. Em teresina a situação é ainda pior: números vergonhosos e assustadores aprisionam o teresinenses com medo da bandidagem que cresce diante da frágil estratégia de segurança. A olho nu podemos afirmar que temos a pior gestão de segurança pública dos últimos 40 anos", lamentou. 

Apesar da crítica, Silas disse reconhecer o esforço do governador em tentar equipar as polícias, bem como com concursos e chamamentos, embora em pequenos números para área da segurança. 

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Silas FreireSilas Freire

O ranking revela ainda que a capital do Piauí aparece com um índice de 42,84 homicídios para cada 100 mil habitantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um índice acima de 10 mortes por 100 mil habitantes já configura epidemia de homicídios. 

Silas confessa ainda que gostaria de poder ajudar mais. "Não quero somente criticar. Quero e tento ajudar no parlamento, mas esbarro em não poder enviar emendas ao orçamento da União para pelos menos reforçar a estrututra material, já que sou sou suplente no exercício do mandato e as emendas ao orçamento são dos titulares do mandato. Ficamos tristes, pois o retorno dos titulares para a área da segurança nunca é prioridade", esclareceu Silas que ainda diz estar disposto a colaborar legislando e propondo idéias para combater a ação dos criminosos que aterrorizam o nosso estado. 

Atuação de Silas Freire na área da segurança 

Desde a campanha eleitoral, Silas Freire defendeu medidas na área da segurança pública, a principal delas foi a redução da maioridade penal. Após um árduo trabalho, a proposta foi aprovada na Câmara e seguiu para o Senado, onde permanece parada. Além disso, o deputado tem projetos para o fim de indultos de detentos reincidentes no crime, indenização por danos morais para famílias das vítimas dos bandidos e da criminalidade e ainda a revogação do Estatuto do Desarmamento que, para ele, desarmou o cidadão mas deixou os bandidos livres para ameaçar a população na certeza de que ela não tem como se defender. 

Freire também levantou debates na Câmara Federal sobre o financiamento da segurança pública, buscando alternativas para isso e defende a criação do Ministério da Segurança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.