Piauí - Teresina

Silas Freire lança Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais

O material foi lançado na sede da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (Aprepi).

THAIS GUIMARÃES

- atualizado

Silas Freire

Foi lançada na manhã dessa segunda-feira (11), na sede da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (Aprepi) em Teresina, a Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais. A cartilha foi editada e impressa pela equipe do deputado federal Silas Freire (Podemos), e deve ser distribuída aos pacientes renais e a população em geral.

O presidente da Aprepi, Luiz Filho, destacou pontos que são abordados no material. “Essa cartilha fala sobre o que é insuficiência renal, o tratamento, e quais são os direitos dos pacientes renais. Dentre esses direitos, menciona todas as leis que tratam sobre a saúde, a seguridade social, quem tem direito a aposentadoria ou a pensão”, afirmou.

Luiz Filho explicou que a cartilha também fala sobre a prevenção ao problema de insuficiência renal. “A cartilha é importante para o paciente, para o familiar e para aquele que não deseja adquirir insuficiência renal, porque traz alguns ensinamentos sobre alimentação adequada, mas já sabemos que, para evitar insuficiência renal, uma das grandes precauções é ingerir água e evitar os enlatados”, ressaltou.

O deputado Silas Freire contou o que motivou sua iniciativa. “Eu já vivia bem próximo dos pacientes renais, acompanhando o sofrimento deles, principalmente no deslocamento de quem faz tratamento fora de suas cidades. Há um ano, meu filho mais velho [Stanley Freira], que já tinha um problema renal acabou perdendo as funções renais e está aí por fazer um transplante e passou a ser paciente renal. Isso me aproximou muito mais dessas pessoas. São quase 3 mil pacientes renais no Piauí, dezenas de transplantados, centenas esperando o transplante, mas eles ainda não conhecem seus direitos, eles, os familiares e os que trabalham com eles (médicos, enfermeiros). Essa cartilha vai trazer oportunidade de eles saberem, por exemplo, a questão do auxílio saúde ou da aposentadoria. Acredito que esse documento ficará para a história”, declarou ao GP1.

Stanley Freire, filho do deputado, também compareceu ao lançamento da cartilha. “É muito importante a iniciativa da Aprepi e do deputado, porque essa cartilha vai ajudar os pacientes renais. Eu mesmo, quando entrei na máquina da hemodiálise, não sabia dos direitos que tinha como paciente renal e fui descobrindo pela internet, pesquisando com alguns amigos, mas tem muita gente que não tem acesso à internet, não sabe como procurar. Acho que esse material é importante não só para os pacientes renais, mas para aqueles que não têm a patologia, porque ela diz como se prevenir”, pontuou.

A Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais vai ser distribuída na sede da Aprepi e nas sete clínicas de hemodiálise de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB