Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Silas Freire lança Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais

O material foi lançado na sede da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (Aprepi).

Lucas Dias/GP1 1 / 13 Membros da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí Membros da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí
Lucas Dias/GP1 2 / 13 Deputado e amigos participaram da entrega Deputado e amigos participaram da entrega
Lucas Dias/GP1 3 / 13 Silas Freire Silas Freire
Lucas Dias/GP1 4 / 13 Deputado federal Silas Freire Deputado federal Silas Freire
Lucas Dias/GP1 5 / 13 Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí
Lucas Dias/GP1 6 / 13 Cartelas foram entregues a Aprepi Cartelas foram entregues a Aprepi
Lucas Dias/GP1 7 / 13 Deputado Silas Freire fala sobre o projeto Deputado Silas Freire fala sobre o projeto
Lucas Dias/GP1 8 / 13 Cartelas são distribuídas aos pacientes Cartelas são distribuídas aos pacientes
Lucas Dias/GP1 9 / 13 Professor Luiz Filho, presidente da Aprepi Professor Luiz Filho, presidente da Aprepi
Lucas Dias/GP1 10 / 13 Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais
Lucas Dias/GP1 11 / 13 Professor Luiz Filho, presidente da Aprepi fala sobre a importância do projeto Professor Luiz Filho, presidente da Aprepi fala sobre a importância do projeto
Lucas Dias/GP1 12 / 13 Deputado Silas Freire participou da entrega Deputado Silas Freire participou da entrega
Lucas Dias/GP1 13 / 13 Cartelas foram distribuídas na Aprepi Cartelas foram distribuídas na Aprepi

Foi lançada na manhã dessa segunda-feira (11), na sede da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (Aprepi) em Teresina, a Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais. A cartilha foi editada e impressa pela equipe do deputado federal Silas Freire (Podemos), e deve ser distribuída aos pacientes renais e a população em geral.

O presidente da Aprepi, Luiz Filho, destacou pontos que são abordados no material. “Essa cartilha fala sobre o que é insuficiência renal, o tratamento, e quais são os direitos dos pacientes renais. Dentre esses direitos, menciona todas as leis que tratam sobre a saúde, a seguridade social, quem tem direito a aposentadoria ou a pensão”, afirmou.

Luiz Filho explicou que a cartilha também fala sobre a prevenção ao problema de insuficiência renal. “A cartilha é importante para o paciente, para o familiar e para aquele que não deseja adquirir insuficiência renal, porque traz alguns ensinamentos sobre alimentação adequada, mas já sabemos que, para evitar insuficiência renal, uma das grandes precauções é ingerir água e evitar os enlatados”, ressaltou.

O deputado Silas Freire contou o que motivou sua iniciativa. “Eu já vivia bem próximo dos pacientes renais, acompanhando o sofrimento deles, principalmente no deslocamento de quem faz tratamento fora de suas cidades. Há um ano, meu filho mais velho [Stanley Freira], que já tinha um problema renal acabou perdendo as funções renais e está aí por fazer um transplante e passou a ser paciente renal. Isso me aproximou muito mais dessas pessoas. São quase 3 mil pacientes renais no Piauí, dezenas de transplantados, centenas esperando o transplante, mas eles ainda não conhecem seus direitos, eles, os familiares e os que trabalham com eles (médicos, enfermeiros). Essa cartilha vai trazer oportunidade de eles saberem, por exemplo, a questão do auxílio saúde ou da aposentadoria. Acredito que esse documento ficará para a história”, declarou ao GP1.

Stanley Freire, filho do deputado, também compareceu ao lançamento da cartilha. “É muito importante a iniciativa da Aprepi e do deputado, porque essa cartilha vai ajudar os pacientes renais. Eu mesmo, quando entrei na máquina da hemodiálise, não sabia dos direitos que tinha como paciente renal e fui descobrindo pela internet, pesquisando com alguns amigos, mas tem muita gente que não tem acesso à internet, não sabe como procurar. Acho que esse material é importante não só para os pacientes renais, mas para aqueles que não têm a patologia, porque ela diz como se prevenir”, pontuou.

A Cartilha dos Direitos dos Pacientes Renais vai ser distribuída na sede da Aprepi e nas sete clínicas de hemodiálise de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.