Fechar
GP1

Política

Silas Freire participa de Seminário Internacional sobre Segurança Pública

O foco do evento foi o debate em torno da Polícia de Ciclo Completo e sua eficácia na elucidação de crimes.

O deputado federal Silas Freire (PR) participou, nesta terça-feira (26), do Seminário Internacional de Segurança Pública para debater a atuação das policias. Na ocasião, deputados, gestores e especialistas na formulação das Políticas em Segurança Pública propuseram solução para os problemas nesta área.
Imagem: Lucas Dias/GP1Silas Freire(Imagem:Lucas Dias/GP1)Silas Freire

O foco do evento foi o debate em torno da Polícia de Ciclo Completo e sua eficácia na elucidação de crimes.

Silas Freire destacou que o Brasil não pode mais adiar esse tema e precisa acabar com a sensação de impunidade por conta da baixa resolutividade dos crimes.

“Nós conseguimos resolver apenas 8% dos homicídios no Brasil enquanto em Portugal tem 80% de resolutividade. Um outro dado vergonhoso: no Chile os julgamentos de homicídios demoram no máximo de 6 a 8 meses e em Portugal de 8 meses a um ano. Nós temos que aprender com eles e trazer isso para o Brasil pois só assim encontraremos uma solução eficaz”, declarou o deputado Silas Freire.

O modelo vigente no Brasil é o de “meias Polícias”, ineficaz na persecução criminal. Atualmente, tramitam no Congresso Nacional várias propostas de Emendas Constitucionais que propõem a mudança deste modelo.
Imagem: Divulgação Silas Freire participa de Seminário Internacional sobre Segurança Pública(Imagem:Divulgação )Silas Freire participa de Seminário Internacional sobre Segurança Pública

Quem também é favor do projeto da Polícia de Ciclo Completo é o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG) que chamou a atenção para a importância da melhoria da articulação das polícias. “ Possuímos um sistema de polícia partido, com altos índices de criminalidade e baixos índices de resolutividade comparado a modelos de outros países. Com o modelo do ciclo completo haverá um custo menor e vamos aproveitar melhor os recursos humanos das polícias militar e civil para que uma não tenha que fazer o trabalho da outra ou não tenha que repetir”, disse.

Silas Freire aproveitou a discussão no Seminário para destacar ainda que o Ciclo Completo das Polícias e a colaboração da resolutividade da Justiça são as únicas soluções funcionais para mudar o quadro da Segurança Pública no país.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.