Fechar
GP1

Política

Simone Pereira diz que poços estão secando no interior

"É preciso cavar mais poços para abastecer os carros-pipa para distribuir água para população. Sem água os carros perdem a utilidade", explicou.

A secretária Estadual da Defesa Civil do Piauí, Simone Pereira, disse que será necessário perfurar poços em municípios onde os açudes estão com menos de 20% da capacidade total. Simone citou como exemplo a cidade de São Julião onde os poços estão com apenas 5% de água.
Imagem: DivulgaçãoSimone Pereira(Imagem:Reprodução)Simone Pereira
Ela esclareceu que não haverá substituição de carros-pipa por poços como chegou a ser divulgado.

“Não haverá substituição, o que ocorre é que a utilidade dos carros-pipa é armazenar água, mas nessas cidades os poços estão secando. Então, é preciso cavar mais poços para abastecer os carros-pipa para distribuir água para população. Sem água os carros perdem a utilidade”, explicou.

A secretária informou que o Estado não possui condições de arcar com custos para perfurar os poços já que banca a Operação Carros-pipa no Piauí. Ela explicou que será necessário recorrer ao governo federal.

“Vamos tentar sensibilizar o governo federal para que a gente consiga fazer a perfuração de poços. O Piauí não tem condições porque já estamos arcando com as despesas da operação carros-pipa no Estado”, disse.

Simone disse que vai apresentar proposta em reunião nacional que ocorrerá no dia 3 de novembro, em Brasília, com a participação de todos os secretários de Defesa Civil de todo o país. O encontro ocorre antes da Conferência Nacional de Defesa Civil que será realizada no período de 4 a 7 de novembro.

Segundo Simone Pereira os poços seriam a única alternativa mais rápida para garantir água no sertão. Atualmente, 201 municípios do Piauí declararam estado de emergência em decorrência da seca.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.