Fechar
GP1

Piauí

Sindicato promove Dia Nacional de Protesto contra enfraquecimento da CGU

A manifestação dos servidores da CGU no Piauí será realizada nesta quinta-feira, dia 18/09/14, às 10h00 da manhã no hall do Prédio do Ministério da Fazenda.

Pelo fortalecimento da Controladoria-Geral da União, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (UNACON Sindical) promove o Dia Nacional de Protestos, no dia 18 de setembro, em Brasília e nos estados, inclusive aqui no Piauí.

A CGU é o principal órgão federal de controle interno e vem enfrentando fortes restrições de orçamento e pessoal, situação que já compromete as suas ações de combate à corrupção. Os servidores estão indignados com as contradições no discurso do governo federal, que afirma ter estruturado os mecanismos de combate à corrupção, mas se mostra indiferente aos problemas enfrentados pelo órgão.

Os números mostram que as ações de combate à corrupção, inerentes à CGU, vem sendo reduzidas significativamente nos últimos anos. O Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, por exemplo - por meio do qual são fiscalizados prioritariamente os recursos federais destinados aos municípios brasileiros nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social – teve em 2004 mais de 400 municípios fiscalizados, passou a 160 municípios fiscalizados, em média, em 2010 e 2011, e no ano de 2014 foram somente 60 municípios fiscalizados.

A CGU afirma que a redução de fiscalizações é resultado do contingenciamento orçamentário que atingiu todos os ministérios, no entanto, os servidores não aceitam a justificativa e estão se mobilizando para lutar contra o sucateamento que o órgão vem sofrendo.

A manifestação dos servidores da CGU no Piauí será realizada nesta quinta-feira, dia 18/09/14, às 10h00 da manhã no hall do Prédio do Ministério da Fazenda.

Com informações do Sindicato.



Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.