Fechar
GP1

Piauí

Sinpoljuspi denuncia descaso com a Casa de Custódia

Superlotação e falta de segurança são algumas das reivindicações do sindicato.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) alega uma insatisfação com o descaso sofrido pela Casa de Custódia, e alerta para o perigo de uma possível rebelião.

Segundo o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, a segurança no presídio é precária, além da Casa de Custódia não oferecer o material individual de proteção necessário aos servidores.

Segundo Kleiton, a Casa de Custódia deveria ter 330 presos e hoje o presídio tem 852 detentos.
Imagem: Eliézer RodriguesKleiton Holanda, diretor administrativo do Sinpolsjuspi.(Imagem:Eliézer Rodrigues)Kleiton Holanda, diretor administrativo do Sinpoljuspi
“Nas guaritas, onde deveriam ficar no mínimo três policiais militares, no máximo ficam dois, e por isso as fugas acontecem. Houve uma mudança na secretaria mas ela ainda não nos deu respostas para combater esses incidentes”, disse o diretor do Sinpoljuspi.

Kleiton Holanda falou ainda sobre fará uma paralisação de 48 horas que os agentes penitenciários farão a partir da próxima terça-feira.

“Faremos essa paralisação na terça e quarta-feira para chamar a atenção da sociedade e do governo estadual para o caso”, disse.

Segundo Kleiton, os agentes penintenciários encontraram, recentemente, o detento João da Cruz, acusado de estupro, amarrado e amordaçado dentro de uma cela na Casa de Custódia. Ele mencionou ainda tentativas de fuga durante a semana e a fuga de um preso acusado de tráfico internacional.Kleiton Holanda alertou ainda para o risco de rebeliões.

“O sindicato teme uma rebelião em breve, pois já soubemos que em uma das unidades prisionais do Piauí, um pavilhão quer invadir um outro porque são de facções rivais e no meio de uma possível rebelião dessas, estão os servidores, estão os familiares de presos que vão visita-los, e os gestores não se preocupam com eles”, disse Kleiton.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.