Piauí - Picos

Sistema FIEPI inicia missão internacional na cidade de Picos

O evento reuniu empresários, representantes de cooperativas, associações, empresas de mel da região de Picos, parceiras na ação.

- atualizado

FIEPI inicia missão internacional em Picos com várias atividades

A convite do presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI/CN,) João Henrique Sousa, o perito em apicultura, que também é presidente da Associação Nacional dos Apicultores da França, Thierry Durosselle, encontra-se na cidade de Picos em uma Missão Técnica Internacional, onde iniciou os trabalhos nesta terça-feira, 04, durante um café da manhã realizado no Picos Hotel, seguido de uma apresentação de vídeo sobre o segmento no seu país de origem.

O evento reuniu empresários, representantes de cooperativas, associações, empresas de mel da região de Picos, parceiras na ação; Ewerton Pinheiro, Diretor de Relações Institucionais da FIEPI, e o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI. Mardônio Neiva, entre outros. Logo após a apresentação do vídeo, no auditório do Hotel, Thierry Durosselle e comitiva de técnicos do Sistema FIEPI e do SENAI/Nacional se dirigiram à sede da CAMPIL – Cooperativa Apícola da Microrregião de Picos, onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Edmilson Antônio de Sousa Sá.

No local, o perito francês pôde conhecer todo o trabalho realizado pela cooperativa, desde a chegada do mel e seus derivados, até a saída para comercialização. A gerente Rosani mostrou todas as dependências da cooperativa, apresentando os equipamentos e explicando aos visitantes a função de cada um no processamento e beneficiamento do mel.

A visita à Campil encerrou ainda na parte da manhã com a ida do perito e os técnicos até um Apiário da Cooperativa localizado num assentamento nas proximidades do município de Itainópolis. No local, vestido a caráter o perito francês, acompanhado de um apicultor teve a oportunidade de conhecer à prática da atividade desempenhada pelos colhedores de mel na região de Picos.

A missão, liderada pelo perito francês Thierry Durosselle iniciou no Piauí com sua chegada a Teresina no último dia 3, quando foi recepcionado pelo presidente da FIEPI, Zé Filho; pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique de Almeida Sousa, e Mardônio Neiva, Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI, no salão nobre do prédio da instituição.