Fechar
GP1

Polícia

Soldado Rafael Pereira vítima de ataque no RJ é homenageado

Durante o ato violento, um outro soldado de Roraima, identificado por Hélio Andrade, de 37 anos, foi atingido com um tiro de fuzil e morreu no hospital.

O soldado da Polícia Militar do Piauí (PMPI), Rafael Pereira da Silva, recebeu na manhã desta quarta-feira (24), “uma justa e merecida homenagem”, nas palavras do tenente-coronel Jonh Feitosa, assessor de imprensa da Corporação, após ter cumprido de forma honrosa a missão ao qual foi posto, com o risco da própria vida, durante um tiroteio na vila do João, no Complexo da Maré, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no dia 10 deste mês.

Durante o ataque, um outro soldado de Roraima, identificado por Hélio Andrade, de 37 anos, foi atingido com um tiro de fuzil e morreu no hospital. Ambos eram militares da Força Nacional de Segurança e estavam naquela cidade auxiliando na segurança pública, durante as Olímpiadas 2016.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Comandante Geral entrega Diploma de Honra ao Mérito ao  SD RafaelComandante Geral entrega Diploma de Honra ao Mérito ao SD Rafael

Rafael Pereira permaneceu no local, após o colega de farda ter sido atingido, inclusive o acompanhou até uma unidade hospitalar no Rio de Janeiro. Após confirmada a morte do soldado, que era da Polícia Militar de Roraima, o piauiense acompanhou o corpo do policial até o momento que foi entregue para a família realizar o velório.

O fato de ter prestado socorro e de ter provado companheirismo ao colega de farda, fez com que Rafael Pereira fosse digno de receber o “Diploma de Honra ao Mérito da Polícia Militar do Piauí”, durante solenidade realizada hoje (24) no Quartel da Cavalaria, local ao qual ele é lotado desde quando ingressou na Corporação, em 2010. O momento de homenagem foi organizado com a intenção de enaltecer a coragem e o valor do policial.

Anteriormente, Rafael Pereira havia sido homenageado com o "Título Honorífico da PM de Roraima", que o considerou como “Amigo da Polícia Militar”, pelo fato de que o piauiense deu “prova de reconhecimento por sua contribuição para o engrandecimento ético, cultural e material da Corporação”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SD RafaelSD Rafael

O policial piauiense descreveu o momento de felicidade que vive após ter voltado para o Piauí, como também falou da homenagem que recebeu e relatou o sentimento que fica por ter voltado. “O melhor lugar do mundo é estar em casa e eu fico feliz pelo reconhecimento do comandante [da Polícia Militar do Piauí]. Muito feliz. Não tenho como falar. Aqui no Piauí tem policiais com capacidade de atuar em qualquer lugar do Brasil. Aqui tem excelente profissionais. A situação lá foi situação de covardia. A gente foi vítima de uma emboscada”, afirmou.

“O sentimento que eu tenho hoje é de alegria. Alegria de estar em casa, de estar aqui em Teresina, que é uma cidade maravilhosa porque aqui que é uma cidade maravilhosa”, complementou. Sobre o título de “Diploma de Honra ao Mérito da Polícia Militar do Piauí”, Rafael Pereira disse que “veio só engrandecer. Sou muito grato pelo comandante geral ter reconhecido, mas eu digo que o herói da história foi só o Vieira que tirou a gente da linha de fogo da viatura de um jeito muito hábil. Foram dois minutos de tiro intenso”.

Rafael Pereira está na Polícia Militar do Piauí desde 2010. O policial é habilitado para ser convocado em qualquer missão nos Jogos Olímpicos. “Tenho curso que me habilita para ser convocado e essa foi a experiência mais marcante na minha vida. Eu sempre calcei coturno. Desde os meus 18 anos de idade eu ingressei na fila do Exército. Lá eu permaneci por sete anos. Quando demos baixa, acho que esse é o caminho natural de quem serve, é continuar na atividade. Logo em seguida, entrei na PM. Tenho 14 anos que sou militar. Eu não tive outra profissão na vida. Sempre foi essa e aqui pretendo continuar”, finalizou o homenageado.

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, relatou o significado da atuação de Rafael, assim como de outros policiais militares do Estado, que tem honrado a farda que vestem. “Na verdade, nós temos um curso de formação de soldado com mais de 900 horas/aulas. Nós preparamos nosso policial para diversas ações, para que eles se preparem para as diversidades das ruas e o Rafael mostrou isso para todo país, que o policial do Piauí é preparado para atuar em diversas situações. O que diz respeito ao Rafael foi o caráter dele em não abandonar o companheiro, em não abandonar a ocorrência. Em ter inicializado e levado até a entrega do corpo no estado de Roraima, por isso também o nosso reconhecimento para ele aqui nessa solenidade de entrega do Diploma de Honra ao Mérito. Homenagem que a gente faz a policiais que se destaca na área operacional. E dizer que ele é merecedor dessas homenagens. Exatamente por representar tão bem ao nosso Estado e a essa instituição, que como bem disse o comandante dele, tem vários “Rafaeis” no dia a dia dedicando suas vidas em defesa das pessoas e das comunidades. Fazemos isso com muito orgulho porque o reconhecimento tem que obrigatoriamente fazer parte dessa profissão tão difícil nos dias de hoje”, pontuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Comandante Geral cumprimentando o SD RafaelComandante Geral cumprimentando o SD Rafael

Para o comandante do Batalhão da Cavalaria, major Jamson, o policial piauiense é merecedor da homenagem devido a atuação na Corporação, em especial na que ele é lotado. “O Rafael é um policial diferenciado, inclusive esse é um dos motivos de termos trazido ele para cá. Ele participou de vários cursos de especialização com os órgãos operacionais aqui na Cavalaria e sempre se destacou. É um policial que a gente sente confiança em estar do lado dele. Não foi nenhuma surpresa porque sabíamos da conduta dele. Não tínhamos porque esperar outra conduta. Assim como o Rafael, nós também temos outros dois policiais que estão representando a cavalaria, que estão representado o Piauí no Estado do Rio de Janeiro, e que também tem esse mesmo padrão de comportamento, então a gente está com uma tropa motivada, uma tropa especializada, que presta realmente um grande serviço para a sociedade, um exemplo é o Rafael que teve conotação nacional”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Major JamsonMajor Jamson
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.