Fechar
GP1

Política

STF autoriza quebra de sigilo telefônico de Eduardo Cunha

O ministro Teori Zavascki também rejeitou o afastamento do segredo telefônico do senador Edison Lobão (PMDB- MA).

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, autorizou a quebra do sigilo telefônico do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nas investigações da Lava Jato.  O ministro também rejeitou o afastamento do segredo telefônico do senador Edison Lobão (PMDB- MA). As quebras dos sigilos dos parlamentares foram requeridas pela defesa de Cunha na ação penal que o deputado é acusado de receber US$ 5 milhões em propina de contratos da Petrobras. 
Imagem: Maria Lima / AgênciaCunha entra com recurso na CCJ para evitar cassação do mandato(Imagem:Maria Lima / Agência)Eduardo Cunha
De acordo com a Folha de São Paulo, o período do afastamento de sigilo será referente ao dia 18 de setembro de 2011, no período entre 19 e 21 horas. A defensa tenta buscar dados sobre a localização de Cunha na época, com a intenção de desconstruir a tese de que Cunha pressionou o empresário Júlio Camargo a retomar o pagamento de propina pelo negócio.
 
O ministro afirma que não há base para quebra de sigilo do senador. “Não se verifica situação de imprescindibilidade do afastamento de sigilo de terceiro, senador da República, que não é investigado nesta ação penal”. 
 
Zavasck afirmou ainda que a ausência de dados de Cunha não exclui a existência dos fatos descritos na denúncia. Em seu acordo de delação premiada, Camargo contou que deputados aliados de Cunha apresentaram requerimentos em comissões da Câmara pedindo informações a autoridades sobre a empresa Mitsui, prestadora de serviços da Petrobras e com quem Camargo mantinha negócios. 
 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.