Fechar
GP1

Brasil

STF pode adiar para semana que vem eleição para novo presidente

A eleição do novo presidente do STF foi marcada para esta sexta (1º) por Barbosa antes da aposentadoria.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirão nesta sexta-feira (1º) se elegem o novo presidente da Corte após a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, publicada na quinta (31). A decisão será tomada após um mês de recesso de meio do ano.

Como alguns ministros só devem retornar ao tribunal na semana que vem, a expectativa é de que o plenário deixe a definição do novo presidente para depois. Pelo regimento, para a realização da eleição, é necessário que ao menos oito ministros estejam presentes.

Imagem: ReproduçãoSTF pode adiar para semana quem vem eleição para novo presidente (Imagem:Reprodução)STF pode adiar para semana quem vem eleição para novo presidente

A eleição do novo presidente do STF foi marcada para esta sexta (1º) por Barbosa antes da aposentadoria. Alguns ministros criticaram a iniciativa porque o regimento diz que a eleição deve ser marcada para a segunda sessão posterior ao cargo de presidente ficar vago. Outros argumentam que não voltarão de viagem a tempo de participar.

A previsão é de que o vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, coloque em votação o adiamento da eleição, que deve escolher o nome dele para comandar a Corte nos próximos dois anos. A vice deve ser a ministra Cármen Lúcia. Com informações do G1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.