Fechar
GP1

Brasil

STF recebe pedido de Habeas Corpus da defesa de Raymond Whelan

A defesa ainda argumenta que não houve nenhum fato novo capaz de justificar nova prisão, nem há mais qualquer risco à paz social.

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu o pedido de revogação da prisão preventiva da defesa do empresário Raymond Whelan. A defesa também pede acesso ao material interceptado na Operação Jules Rimet. Whelan é diretor da Match Services AG, empresa autorizada oficialmente pela FIFA para a venda de ingressos da Copa.

No Habeas Corpus impetrado no STF, os advogados de Whelan alegam ilegalidade na decretação de nova prisão. Afirmam que a primeira liminar, além de revogar o decreto de prisão temporária, tinha caráter preventivo em relação a eventual decretação da prisão cautelar com base nos mesmos elementos fáticos. Ressaltam também que a fiança arbitrada foi devidamente recolhida e que seu cliente entregou seu passaporte e se comprometeu a comparecer quinzenalmente em cartório.

Imagem: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo  STF recebe pedido de Habeas Corpus da defesa de Raymond Whelan(Imagem:Marcos de Paula/Estadão Conteúdo ) Raymond Whelan envovido na máfia dos ingressos da Copa.

A defesa ainda argumenta que não houve nenhum fato novo capaz de justificar nova prisão, nem há mais qualquer risco à paz social. “A Copa do Mundo já acabou, não havendo nenhuma possibilidade concreta de reiteração criminosa”, afirmam os advogados. Por isso, pedem que o STF restabeleça a primeira liminar e revogue, em definitivo, a prisão do empresário e determine ao juízo de origem que se abstenha de expedir novo mandado de prisão que não esteja amparado em fato novo.

Raymond Whelan é acusado da prática dos crimes de cambismo, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e sonegação. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, o diretor da Match estaria envolvido, com mais 12 pessoas, num esquema para desviar, fornecer e facilitar a distribuição de ingressos para a Copa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.