Fechar
GP1

Política

Suíça bloqueia conta bancária ligada ao senador Edison Lobão

As contas foram bloqueadas devido as investigações da Operação Lava Jato e do caso de corrupção no setor elétrico.

Contas bancárias ligadas ao atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do senado, o senador Edison Lobão (PMDB-MA), foram bloqueadas pelo Ministério Público da Suíça. O Ministério Suíço também abriu um processo penal sobre o caso.

Segundo a ISTOÉ, as contas foram bloqueadas devido as investigações da Operação Lava Jato e do caso de corrupção no setor elétrico, e estariam no nome de um dos filhos do senador. O Ministério Público Suíço não deu mais detalhes sobre o caso, mas a Polícia Federal acredita que as contas foram abastecidas com dinheiro de propina.

“No âmbito de um processo penal suíço do Procurador-Geral da Suíça (…), a OAG (Ministério Público da Suíça) bloqueou contas bancárias”, afirmou, em resposta a questionamentos sobre Lobão. Segundo o órgão, dois recursos impetrados pelo titular da conta bancária tentaram desfazer o bloqueio, mas foram rejeitados pela corte criminal de Bellinzona, na Suíça, onde estariam localizadas as contas.

  • Foto: Facebook/Edison LobãoEdison LobãoEdison Lobão

Por enquanto, o processo está em andamento na Suíça e não foi transferido para o Brasil. Geralmente, casos que envolvem cidadãos brasileiros, as autoridades suíças têm enviado as investigações ao Brasil.

O delegado da Polícia Federal, Thiago Delabary, encaminhou em setembro do ano passado, um pedido de cooperação internacional ao Ministério da Justiça para que fossem bloqueadas contas ligadas a Lobão na Suíça, com base em informações obtidas pela área de inteligência financeira da PF. Ele também solicitou o envio da documentação ao Brasil.

O advogado de Edison Lobão, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que a conta bloqueada não pertence ao senador. Segundo Antônio Carlos, o Ministério Público da Suíça bloqueou com base em notícias que saíram na imprensa sobre as investigações relacionadas ao senador. O advogado nega que Lobão tenha cometido irregularidades.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.