Fechar
GP1

Brasil

Supremo divulga conversa de Reinaldo Azevedo com irmã de Aécio

A conversa continha críticas do jornalista à revista Veja, onde trabalhava, o que levou ao seu pedido de demissão.

Uma conversa entre o jornalista Reinaldo Azevedo e Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves, divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada por um site de notícias nesta terça-feira (24). A conversa continha críticas do jornalista à revista Veja, onde trabalhava, o que levou ao pedido de demissão do jornalista. De acordo com informações do G1, a publicação da conversa provocou protestos de jornalistas e da Associação Brasileira de Imprensa (AB).

A ABI acusa o procurador-geral Rodrigo Janot de praticar “intimidação e retaliações a jornalistas”. E diz que espera que “este episódio não se repita e que as investigações prossigam dentro do ordenamento jurídico do país”.

  • Foto: Daniel Teobaldo/Futura Press/Estadão ConteúdoAndrea NevesAndrea Neves

Em resposta, a PGR afirmou que “não divulgou, não transcreveu, não utilizou como pedido, nem juntou o referido diálogo aos autos”. A PGR disse ainda que as referidas conversas, gravadas pela Polícia Federal (PF), “ainda não deram entrada na PGR, tendo entrada prevista para o dia 24 de maio” (hoje).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes criticou o que chamou de vazamento. Em nota, disse que “a lei 9296 é clara ao vedar uso de gravação que não esteja relacionada com o objeto da investigação”. Para ele, o vazamento da conversa do jornalista Reinaldo Azevedo “é um ataque a liberdade de imprensa e ao direito constitucional de sigilo da fonte”.

Também em nota, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, disse que “o Supremo tem jurisprudência consolidada de respeitar integralmente o sigilo da fonte”. E que reitera o “seu firme compromisso, de lutar, e agora, como juíza, de garantir o integral respeito a esse direito constitucional”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.