Fechar
GP1

Política

Supremo julgará ação penal contra Fernando Collor de Melo

Collor é suspeito de receber propina de empresários em troca de contratos.

A última ação penal contra o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) referente à época em que ele era presidente da República, entre 1990 e 1992, será julgada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (24).

O senador teria recebido propina de empresários do setor de publicidade em troca de benefícios em contratos, de acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público. O dinheiro servia para pagar contas pessoas do ex-presidente.

Imagem: DivulgaçãoÚltima ação penal contra Collor será julgada nesta quinta.(Imagem:Divulgação)Última ação penal contra Collor será julgada nesta quinta.

A acusação de falsidade ideológica não é mais válida, porque o crime não pode mais ser punido em razão do tempo decorrido dos fatos, a acusação já prescreveu. Além dessa, as acusações de peculado e corrupção passiva também podem prescrever dependendo do tempo de punição a ser fixado, se houver condenação.

A denúncia foi recebida pela Justiça comum, e o caso chegou ao Supremo em 2007, quando Collor assumiu o mandato de senador. A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, mandou a denúncia em novembro de 2013 para Dias Toffoli, revisor da ação penal.

Toffoli liberou o processo para julgamento ainda em novembro do ano passado e o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, marcou o julgamento para esta quinta-feira. Com informações do G1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.