Fechar
GP1

Piauí

TCE decide que ICMS ecológico só passará a valer a partir de 2016

A lei que instituiu o ICMS ecológico no Piauí é de 2008.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu na segunda-feira (30), em sessão extraordinária, que as alterações para o cálculo de distribuição do ICMS ecológico, aprovadas no segundo semestre do ano passado pela Assembleia Legislativa só serão aplicadas para o exercício de 2016. A lei que instituiu o ICMS ecológico no Piauí é de 2008. Por ela, dos 25% do imposto que são distribuídos entre os municípios, 5% devem ser realocados de acordo com o comprometimento das administrações com a proteção ao meio ambiente. Para isso, os municípios devem se credenciar junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e cumprir alguns requisitos determinados em lei.

Aqui no Piauí, dos 224 municípios, apenas Teresina credenciou-se em tempo hábil. Portanto, só a capital seria beneficiada com a alteração, o que implicaria prejuízo financeiro para os demais municípios. Diante disso, as prefeituras de Parnaíba, Picos, Campo Maior, São Francisco do Piauí e Pedro II entraram com o pedido de inconstitucionalidade da matéria. O pedido foi apreciado em plenário, com a presença de vários prefeitos que se sentiram prejudicados e também do Prefeito da Capital, Firmino Filho.

O relator do processo, Conselheiro Olavo Rebelo, apresentou o seu voto de acordo com o parecer do Ministério Público de Contas, considerando que a legislação é plenamente compatível com a Constituição Federal e não havendo qualquer vício quanto à forma. No entanto, entendeu que as alterações só devem ser vigorar a partir do ano de 2016. O voto dele foi seguido pelos demais Conselheiros presentes, inclusive a Conselheira Lílian Martins, autora do projeto de lei original, quando exercia o mandato de deputada estadual. Apenas o Presidente da Corte, Conselheiro Luciano Nunes, votou pela aplicação das novas regras do ICMS ecológico já a partir deste ano.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.