Fechar
GP1

Bertolínia - Piauí

TCE-PI bloqueia contas da prefeitura de Bertolínia

O pedido foi aprovado por unanimidade pelo pleno da Corte de Contas, na sessão desta quinta-feira (13).

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou pedido do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, e determinou o bloqueio das contas da Prefeitura de Bertolínia. O pedido foi aprovado por unanimidade pelo pleno da Corte de Contas, na sessão desta quinta-feira (13).

O motivo do bloqueio foi o descumprimento de acordo de regularização dos repasses das contribuições do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, referentes aos meses de novembro, dezembro e 13º salário de 2016. Bertolínia acumula débitos de mais de R$ 1,6 milhão com o RPPS, referentes a contribuições não recolhidas de 2014, 2015 e parte de 2016 e 2017.

  • Foto: Facebook/Luciano FonsecaPrefeito Luciano FonsecaPrefeito Luciano Fonseca

O acordo de regularização das pendências de novembro, dezembro e 13º do ano passado foi firmado em junho, quando o TCE determinou o bloqueio das contas de todos os municípios com débitos com o RPPS. Na época, para que tivesse suas contas desbloqueadas, a Prefeitura de Bertolínia solicitou prazo para o recolhimento das contribuições dos dois meses mais o 13º do ano passado. O TCE-PI acolheu o pedido, estabelecendo o dia 10 de julho como prazo para regularização do débito. No entanto, até a quarta-feira (12), nenhum recolhimento tinha sido feito.

O ofício, determinando o bloqueio, foi enviado nesta sexta-feira (14) ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste para efetivação da medida. O prefeito Luciano Fonseca (PT) e o gestor do RPPS, Daniel Correia da Fonseca, serão notificados da decisão para que apresentem a defesa no prazo regimental.

Com as contas bloqueadas, a gestão municipal fica impedida de fazer saques, pagamentos e outras movimentações bancárias.

Outro lado

Procurado na tarde desta sexta-feira (14), o prefeito Luciano Fonseca não foi localizado para comentar a decisão. O GP1 continua aberto para quaisquer esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.