Fechar
GP1

Piauí

Técnicos da Semar iniciam monitoramento de barragens do Piauí

O objetivo é ter, em tempo real, a capacidade atual de água em cada um desses reservatórios.

A partir de dezembro, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar e da Agência Nacional de Águas (ANA) estarão implantando réguas de medições em 30 barragens do estado. 

“Nos próximos dias começam a ser instaladas réguas nas barragens de Jenipapo, em São João do Piauí, Ingazeiras, na cidade de Paulistana, Pedra Redonda, localizada em Conceição do Canindé; Poços, em Itaueira; e Barragem Petrônio Portela, no município de São Raimundo Nonato. Nas semanas posteriores o trabalho prossegue para as demais barragens do Piauí. Em cada uma dessas cidades, uma pessoa da comunidade foi treinada para fazer as medições e repassar as informações à Semar e à ANA”, disse o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra. O objetivo é ter, em tempo real, a capacidade atual de água em cada um desses reservatórios.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Romildo MafraRomildo Mafra

Com base nos dados fornecidos pelas réguas, pode-se avaliar a necessidade de se abrir ou não as comportas das barragens para liberar mais ou menos água, dependendo da quantidade verificada em cada um dos açudes e, em virtude da necessidade hídrica apresentada pelo município onde se encontra a barragem, priorizando o abastecimento humano e a dessedentação animal e depois os demais usos, como a irrigação.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, acrescenta que o monitoramento das barragens vai servir, além de determinar o uso da água em períodos de escassez, para acompanhar também eventuais períodos de fortes chuvas, onde possam ocorrer enchentes.

Veja a relação das 30 barragens onde serão instaladas as réguas de medição:

Barragem Anajás, em Piripiri; Barragem Algodões II, em Curimatá; Barragem Barreiras, em Fronteiras; Barragem Bocaina, em Bocaina; Barragem Cajazeiras, em Pio IX; Barragem Caldeirão, em Piripiri; Barragem Corredores, em Campo Maior; Barragem Estreito, em Padre Marcos; Barragem Ingazeiras, em Paulistana; Barragem Jenipapo, em São João do Piauí; Barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato; Barragem Piaus, em São Julião; Barragem Piracuruca, em Piracuruca; Barragem Poço do Marruá, em Patos do Piauí; Barragem Poços, em Itaueira; Barragem Salgadinho, em Simões; Barragem Bezerro, em José de Freitas; Barragem Bonfim, em Bonfim do Piauí; Barragem Cacimba, em Campinas do Piauí; Barragem Caracol, em Caracol; Barragem Emparedado, em Campo Maior; Barragem Joana, em Pedro II; Barragem Malhadinha, em Dirceu Arcoverde; Barragem Nonato, em Dom Inocêncio; Barragem Poços, em Simplício Mendes; Barragem Salinas, em São Francisco do Piauí; Barragem São Vicente, em São Miguel do Tapuio; e Barragem Taboquinha, em Beneditinos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.