Fechar
GP1

Piauí

Temer autoriza envio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária ao PI

O presidente ainda autorizou que a Polícia Federal investigue o crime organizado nos presídios do Piauí.

O presidente Michel Temer autorizou, nesta segunda-feira (09), o envio de 100 homens da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar a segurança no sistema prisional do Estado do Piauí atendendo a um pedido do governador Wellington Dias e do secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião em BrasíliaReunião em Brasília

A informação foi confirmada pelo secretário Daniel Oliveira. “Não é intervenção, é uma Força-Tarefa que vai mandar 100 homens para o Piauí para atuar no sistema prisional, não é o Governo Federal intervindo”, explicou.

  • Foto: Marcos Corrêa/PREncontro em BrasíliaEncontro em Brasília

Segundo o secretário, essa é uma parceria entre o Governo Federal e a Secretaria de Justiça para trabalhar estas ações.

O pedido feito pelo Executivo Estadual atende à necessidade de garantir a ordem e disciplina nos presídios do Estado e a segurança da população, dentro do Plano de Segurança Prisional do Piauí. Na visão do secretário Daniel Oliveira, tais medidas serão um grande avanço na modernização do sistema prisional.

Polícia Federal

O presidente Michel Temer atendeu a pedido do governador Wellington Dias e do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e determinou, ainda na reunião que a Polícia Federal investigue os inúmeros fatos ilícitos que estão acontecendo no Piauí, devido à presença do crime organizado nos presídios.

  • Foto: Divulgação/AscomMichel Temer com o governador Wellington DiasMichel Temer com o governador Wellington Dias

Rebelião e fuga em Esperantina

O pedido foi feito após rebelião na penitenciária regional de Esperantina, que começou no início da tarde da última sexta-feira (06) e só terminou no final do dia.

No dia seguinte, cerca de 75 presos fugiram da penitenciária. Já na noite deste domingo (08), mais 10 presos fugiram do presídio de Esperantina.

Dos 85 fugitivos, 32 já foram recapturados.

Criança em cela com detento

Um caso inusitado chamou a atenção da imprensa local e nacional. Um menino de 13 anos foi encontrado na mesma cela de um preso, condenado por estupro de vulnerável, na penitenciária Major César Oliveira.

O pai da criança, Gilmar Francisco Gomes, foi preso, na quinta-feira (05), em cumprimento a mandado de prisão expedido pela juíza Andrea Parente Lobão Veras, que também decretou a prisão do detento José de Ribamar Pereira Lima que estava com o menor na cela. Como ele estava cumprindo pena em regime semiaberto, agora ele vai para o fechado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.