Fechar
GP1

Política

Temer é considerado "ficha-suja" e está inelegível por oito anos

O vice é acusado de extrapolar o valor limite de doações legais em 2014.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) condenou o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), por doações de campanha eleitoral acima do limite em 2014, e por isso, ele não poderia concorrer a nenhuma eleição pelos próximos oito anos, contados a partir da última terça-feira (03), de acordo com informações do jornal ‘Estado de São Paulo’.

Imagem: SensacionalistaVice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP)(Imagem:Sensacionalista)Vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP)

Conforme a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP), Temer estaria impedido de se eleger porque se enquadra na Lei da Ficha Limpa, na qual proíbe a candidatura de políticos condenados em tribunais de Justiça.

Segundo o ‘G1’, o vice doou 100 mil reais (11,9%), sendo que a lei eleitoral impõe o valor limite para doações legais de R$ 83.992,45. Portanto, a multa aplicada para ele em decisão unânime foi de R$ 80 mil. A assessoria de imprensa do peemedebista afirmou que ele pretende pagar multa com recursos próprios, portanto estaria livre da Lei da Ficha Limpa.

A Procuradoria ressalta que a regra não impede o peemedebista de assumir a presidência nos próximos 180 dias, caso a atual governante, Dilma Rousseff, seja afastada do cargo. Tramita no Senado Federal, um processo de afastamento da presidente sob acusação de crime de responsabilidade, que deverá ser votado até a próxima quarta-feira (11).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.